Fim da caçada: brasileiro foragido nos EUA é capturado após 14 dias

Nesta quarta-feira (13), Danilo Souza Cavalcante, o brasileiro que estava foragido após escapar de um presídio nos Estados Unidos, foi localizado e capturado no estado da Pensilvânia, após uma operação policial que se estendeu por 14 dias. A ação contou com 500 policiais e até a participação da Polícia Federal Americana (FBI). 

Durante a fuga da polícia, Danilo conseguiu caminhar por 38 quilômetros, roubar uma van e uma arma modelo rifle e trocar tiros com um morador. O Ministério Público do Condado de Chester classificou o brasileiro como “extremamente perigoso”.

De acordo com o tenente-coronel Bivens, da Polícia Estadual da Pensilvânia, eles estavam monitorando o norte do condado de Chester e que pouco depois da meia-noite, um alarme contra roubo foi disparado, atraindo as autoridades para uma residência. Apesar de não terem encontrado Danilo, o fato chamou a atenção deles para a região.

Um dos helicópteros que participava da busca, percebeu sinais de calor na região em que o buscavam. Era por volta de 1h da manhã no horário local.

Segundo a polícia, Danilo foi pego de surpresa pelos policiais. Apesar de estar cercado, o homem teria tentado fugir outra vez, rastejando por uma vegetação rasteira e com o rifle, mas foi contido pelos agentes.

“Uma das equipes soltou um cão de busca em Cavalcante, e o cão o subjugou. Cavalcante – que foi levado “à força” sob custódia – sofreu uma leve mordida na captura”, afirmou o tenente-coronel.

Ele será levado agora para um instituto correcional estadual, que não teve localização revelada até o momento, onde ele cumprirá a pena de prisão perpétua. Ele também deverá responder por outros crimes envolvendo a fuga, mas a polícia ainda não especificou quais.


Entenda o caso

Danilo, que nasceu no Maranhão, era procurado pela polícia norte-americana desde o final de agosto, quando fugiu de uma prisão de segurança máxima no condado americano de Chester, na Pensilvânia. 

Ele escalou paredes separadas por um corredor de 1,5 metro de largura. Sua fuga viralizou nas redes sociais e virou notícia ao redor do mundo. Cavalcante foi visto diversas vezes desde então, por testemunhas e por câmeras de vigilância.

De acordo com as autoridades do país, o brasileiro enfrenta uma condenação à prisão perpétua por assassinar a ex-companheira na frente dos filhos dela. 

“Ele a esfaqueou fatalmente 38 vezes, em plena luz do dia, na frente de seus filhos de 4 e 7 anos. Depois, escapou e foi ajudado por familiares e amigos. A Polícia do Estado da Virgínia conseguiu prendê-lo mais tarde, no mesmo dia”, contou a promotora do condado em que ocorreu o crime, Deb Ryan.

A própria mãe de Danilo fez um apelo público para que o filho se entregasse. As autoridades ofereceram uma recompensa de US$ 20 mil (cerca de R$ 100 mil) por informações que ajudassem a localizar o brasileiro.

Danilo também foi incluído na lista vermelha de procurados da Interpol. Ele é o nono brasileiro a entrar na ferramenta de cooperação policial internacional que ajuda a localizar pessoas procuradas para extradição.

Danilo Cavalcante também era procurado no Brasil pelo homicídio de Valter Júnior Moreira dos Reis, em 2017, morto a tiros em uma praça em Figueirópolis, em Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui