MUNDO – | Fãs de Matrix, a trilogia que mudou a linguagem do cinema mundial, poderão ter acesso a verdadeiros tesouros em peças icônicas da série das cineastas Lana e Lelly Wachowski. Elas decidiram separar 200 adereços e itens cinematográficos de seus arquivos que serão levados a leilão. Os lucros do leilão serão destinados a organizações que defendem e protegem a juventude transgênero, uma causa próxima ao coração das duas.
Lilly Wachowski publicou no Twitter que ela e Lana tinham feito uma “limpeza de primavera” quando “alegremente decidiram passar adiante alguns dos melhores tesouros coletados ao longo dos anos”.
Os fãs das Wachowskis têm dezenas de itens de edição limitada e únicos para peneirar, como obras de arte originais, maquetes de peças famosas e alguns itens das mesas das diretoras.
Os objetos também incluem achados da série da Netflix “Sense8”, e dos filmes “O Destino de Júpiter” (2015) e “Speed Racer” (2008), com lances a partir de 30 dólares para alguns itens.
A venda de todos os itens, desde o prêmio MTV Movie Awards das irmãs por “The Matrix”, até o icônico rifle de raios do primeiro filme da série, apoiará o Fundo Proteger e Defender a Juventude Trans, apresentado por Ariana Grande no mês passado.
As doações coletadas pelo fundo serão distribuídas entre várias organizações que atendem pessoas trans nos Estados Unidos, incluindo a Black Trans Advocacy Coalitione a Transanta.
Ambas as irmãs Wachowski são trans e criticaram legislações antitransgênero introduzidas em todos os EUA.
Os fãs das Wachowski podem acessar o leilão online a partir do dia 12 de maio.