MANAUS – |De 30 de junho a 2 de julho, Manaus será sede da primeira edição da ExpoAmazônia Bio&Tic, evento que reunirá instituições, empresas e entusiastas que trabalham com inovação e novos negócios na Amazônia. O evento terá uma programação diversa e tem o propósito de promover a conservação da Biodiversidade e o desenvolvimento econômico e social para os povos da Amazônia, por meio de tecnologias digitais, empreendedorismo e biotecnologia.
“Acreditamos que através da união dos atores é possível alavancar os Polo Digitais na região, e os Polos de Bioeconomia, como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta Amazônica e desenvolvimento econômico e social dos povos da Amazônia”, afirma Carlos Gabriel Koury, diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam e um dos realizadores do evento.
A expectativa dos organizadores é alcançar mais de 15 mil pessoas, que terão acesso a duas matrizes econômicas viáveis para a região ao lado do Polo Industrial. A programação conta com mais de 80 palestrantes e 120 expositores, através de seus 60 estandes e 60 totens digitais.
O evento conta ainda com as ‘Trilhas de Conhecimento’, que foram divididas de acordo com temas como: Posicionamento, Conhecimento e Inovação Amazônica; Zona Franca Verde; e Bioeconomia: comunidade, tecnologias e agregação de valor. As duas últimas serão coordenadas pelo Idesam, totalizando seis painéis, com a presença de institutos tecnológicos de Economia Digital e Bioeconomia, indústrias fabricantes de bens de informática da ZFM, universidades, agências governamentais, startups, hubs, incubadoras, aceleradoras e investidores.
O Idesam também estará presente na trilha Posicionamento, Conhecimento e Inovação Amazônica, moderando o painel “Debates sobre a conversão do conhecimento em produtos da bioeconomia”, junto a nomes como João Tezza, da iniciativa Darvore, e André Wongtschowski, da World-Transforming Technologies (WTT).
Mercado Amazônia – O Mercado Amazônia é uma área de exposição e comercialização de negócios da bioeconomia na Amazônia Legal. A atividade é coordenada em cooperação entre Idesam, Onisafra e PPBio (Programa Prioritário de Bioeconomia), com patrocínio da Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ).
Mais de 20 negócios já estão cadastrados e levarão seus produtos ao evento. Entre eles está a startup Amazônia Agroflorestal, empresa incubada no Idesam responsável pela comercialização do Café Apuí Agroflorestal, um dos carros-chefes da produção sustentável no Amazonas. Também estarão presentes empresas e novos negócios de cosméticos, produtos alimentícios, bebidas, produtos refrigerados.
A ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 é uma realização da Associação Polo Digital de Manaus (APDM), do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).