EUA: Presidente Biden anunciou que vai concorrer à reeleição

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (25) que concorrerá à reeleição para o cargo em 2024

Biden, de 80 anos, lançou oficialmente sua campanha para um segundo mandato. Ele concorrerá ao lado da atual vice-presidente Kamala Harris. A candidatura dos dois foi protocolada oficialmente nesta terça-feira (25)

O anúncio oficial foi feito por meio de um vídeo de três minutos que a Casa Branca divulgou esta manhã.

No vídeo, Biden pede aos eleitores mais tempo para “terminar o trabalho” que iniciou e faz uma ofensiva aos republicanos, a quem acusa de ” tentar cortar liberdades” como Previdência Social, direito ao aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Em comunicado oficial, o líder norte-americano disse que continua a lutar para salvar a alma do seu país, discurso que proferiu na primeira campanha de 2020.

“Eu disse que estamos em uma batalha pela alma da América e ainda estamos nessa luta”, disse ele no vídeo. “Mas em todo o país, os extremistas Maga (Make America Great Again, uma referência ao slogan da campanha de Donald Trump em 2016) estão tentando restringir essas liberdades. Enquanto cortam impostos para os mais ricos e ditam quais decisões as mulheres podem tomar sobre sua própria saúde, proibindo livros e dizendo às pessoas quem elas podem amar.”

Democratas divididos

A campanha de reeleição de Biden está dividindo os democratas em todo o país. Cerca de metade deles se opõe à reeleição, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos realizada esta semana. Nele, 44% dos entrevistados democratas disseram que Biden não deveria concorrer a um segundo mandato.

Desde que assumiu o cargo em janeiro de 2021, Biden tem sido perseguido por alta inflação e baixos índices de aprovação. Apenas 41% dos entrevistados – incluindo 74% dos democratas e 10% dos republicanos – aprovaram seu desempenho como presidente.
Sua campanha de reeleição enfrenta o desafio de gerar entusiasmo entre os democratas para garantir que votem em novembro de 2024.

Entretanto, poucas coisas uniram os eleitores democratas, como a perspectiva do retorno de Donald Trump ao poder. Biden pode concorrer novamente com o ex-presidente Donald Trump, que já anunciou que vai concorrer, mas Trump precisa passar pelas primárias de seu partido, o republicano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui