Estudo indica que o Amazonas é o 6º estado que mais desperdiça água tratada no Brasil

Em 2022, o estado do Amazonas ocupou a sexta posição entre os estados que mais apresentaram desperdício de água tratada no Brasil, de acordo com dados fornecidos pelo Instituto Trata Brasil. Por outro lado, a capital do estado, Manaus, conquistou a sétima posição no ranking das cidades que mais progrediram na diminuição das perdas na distribuição de água.

A pesquisa indica que aproximadamente 53% da água tratada foi perdida pelo estado, ou seja, mais da metade. Isso corresponde, pelo menos, a 271 piscinas olímpicas.

Segundo a Águas de Manaus, são retirados do Rio Negro mais de 630 milhões de litros de água todos os dias.

Além disso, de acordo com o instituto, a quantidade de água desperdiçada poderia ser utilizada para abastecer aproximadamente 1,5 milhão de pessoas em todo o estado.

Dentre as 100 cidades com maior população no país, o estudo apontou 20 que que obtiveram maior evolução no Índice de Perdas na Distribuição durante entre 2017 e 2021.

Nesse sentido, Manaus se destacou positivamente e atualmente ocupa a sétima colocação entre as cidades brasileiras que mais evoluíram no índice de redução da perda de distribuição.

  • Cariacica (ES) – redução de 35,19%
  • Nova Iguaçu (RJ) – redução de 34, 76%
  • Paulista (PE) – redução de 21,62%
  • Maceió (AL) – redução de 16,1%
  • Itaquaquecetuba (SP) – redução de 15,09%
  • Vila Velha (ES) – redução de 15,02%
  • Manaus (AM) – redução de 14,84%

Em 2017, Manaus registrava 74,62% de perda. Em 2021, a capital registrou 59,78%, o que corresponde a uma redução de 14,84%. Segundo a concessionária responsável pelo abastecimento de água na cidade, esse índice é resultado de investimento em tecnologia e regularização do abastecimento nas regiões mais vulneráveis.

Nos últimos cinco anos, mais de 200 quilômetros de sistema de distribuição de água foram instalados, beneficiando uma média de 200 mil indivíduos que antes não tinham acesso a água potável em Manaus.

Amazonas

Por parte do estado, também há esforços para reduzir a perda de água tratada. A empresa responsável pelo abastecimento de água é a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).

A concessionária atende 15 municípios dos 62 do Amazonas. Nesses locais, a companhia informou que já conseguiu reduzir 30% de desperdício de água tratada, porém justifica que a maior perda está nos municípios independentes, ou seja, nos que são de responsabilidade das prefeituras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui