MANAUS – AM | A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que o câncer de próstata deve afetar 480 homens em 2021, no Amazonas. E o Centro de Ensino Literatus, buscando conscientizar e combater essa doença, tipo mais comum entre os homens, dá início, esse mês, às ações em prol do Novembro Azul.
O Literatus realiza uma série de ações ao longo do mês para capacitar alunos da área da saúde e ainda sensibilizar toda a comunidade acadêmica. Na última semana, alunos e professores participaram de uma ação nos semáforos próximos à instituição, junto aos condutores, com cartazes e panfletos, que alertavam e levavam informação à população.
Já nesta semana, alunos do curso Técnico em Radiologia participam de uma jornada do curso, onde será discutida a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Quando descoberta em fase inicial, a doença tem mais de 90% de chances de cura.
“Por isso é tão importante conscientizarmos os nossos alunos, colaboradores e docentes, para que sejam disseminadores das orientações sobre saúde. A informação pode salvar vidas”, informou a mantenedora do Literatus, Elaine Saldanha.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) indica que anualmente todos os homens a partir dos 50 anos de idade devem fazer o rastreamento do câncer de próstata, por meio do exame de toque retal e da dosagem sanguínea do Antígeno Prostático Específico (PSA).