A jornalista amazonense, integrante do Cine Set e da Abraccine, Camila Henriques, está na seleta lista dos novos 16 críticos brasileiros que irão formar o corpo de votação do Globo de Ouro. Ela concedeu uma entrevista exclusiva para o Portal Canal Três.
Camila conta como foi o processo para ser escolhida para formar o corpo de votação do Globo de Ouro. “No meu caso, eu sou uma votante externa, né? Existem os votantes que fazem parte de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), que é formada pelos correspondentes estrangeiros que moram em Los Angeles e desde o ano passado eles começaram a convidar jornalistas e críticos que não moram nos Estados Unidos. A oportunidade para eu participar surgiu pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, da qual eu faço parte há dois anos, e eu acabei me candidatando e fui selecionada e vou votando na cerimônia do ano que vem.
A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) recrutou 128 jornalistas para formarem o corpo de votação do Globo de Ouro, que decide as indicações e os vencedores do prêmio. Com os novos nomes, o número de eleitores brasileiros aumentou de 9 para 21. Além disso, o Amazonas será muito bem representado por Camila Henriques.
“Eu fiquei muito feliz porque é algo assim que você cresce acompanhando essas premiações e nem imagina que um dia vai poder fazer parte dessa forma como votante. Às vezes, como jornalista, eu imaginei fazer a cobertura do evento, mas participar do processo como votante é algo que eu nem sonhava que pudesse ser possível. Então eu estou muito feliz estou muito empolgada já tenho muita coisa para assistir e essa lista só vai aumentar até o fim do ano”, disse Camila
Atualmente, a jornalista produz os podcasts “Sábado sem legenda”, “Laguinho do Joey” e “Biscoiteras”.
Ela conta para o Canal Três como esse convite pode influenciar na sua carreira ao longo dos anos. “Eu sou crítica do site Cine Sete, que é um site que foi formado aqui em Manaus, fundado pelo Caio Pimenta e começou como um projeto da Ufam e acabou se expandindo e hoje em dia é um dos maiores sites de cinema do Brasil. Isso é um reconhecimento muito importante para mostrar que apesar da questão geográfica a gente consegue fazer frente no país, mesmo não tendo o acesso que os críticos do Rio de Janeiro e São Paulo geralmente tem. Então eu espero que isso incentive muitas pessoas a enveredarem pela crítica.
Camila revela que a sua relação com o cinema começou tão cedo que nem lembra a data específica, e destaca que o audiovisual foi seu melhor amigo muitas vezes. “Eu amo cinema desde criança e não consigo dizer quando comecei a gostar porque sempre foi muito presente na minha vida e é um conforto pra mim, acho que cinema é afeto, pra onde eu corro quando eu tô mal e também quando as coisas estão bem eu gosto de escrever ou produzir coisas sobre o cinema. Por muitas vezes o cinema foi o meu melhor amigo”.
O corpo votante agora inclui os brasileiros Barbara Demerov, Camila Henriques, Cecilia Barroso, Daniel Herculano, Daniel Oliveira, Elaine Guerini, Enoe Lopes Pontes, Felipe Branco Cruz, Isabel Wittmann, Kel Gomes, Leticia Silva Queiroz, Lorenna Montenegro, Mariane Morisawa, Mario Abbade , Pedro Paunero González, Renato Henrique Dias Silveira, Suzana Uchôa Itiberê e Yasmine Paula Evaristo.
Os novos nomes aumentam significativamente o número de votantes para 2024. A edição do ano passado contou com 96 associados e 103 votantes internacionais, um grupo inédito que tem voz no resultado, totalizando 199 votantes. Em 2024, serão 95 associados do HFPA e outros 215 votantes, dos quais 87 já estão entre os 103 da edição anterior. O corpo agora tem 310 nomes.