ENEM: Vai fazer? Confira como se preparar para as provas

O Enem é um processo seletivo que dá acesso ao ensino superior. FOTO: Divulgação

MANAUS – | As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciaram na última semana e seguem até sábado, dia 21. As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. Os candidatos terão cerca de seis meses para estudar, então a hora é de arregaçar as mangas e conferir como é a preparação no Vetor Centro de Estudos, referência em aprovação nas universidades locais e federais.

“Apesar do curto período de preparação, é possível conseguir ver grande parte do conteúdo previsto na prova, e, para isso, é essencial que haja planejamento e um foco nos assuntos recorrentes e relevantes dos últimos Enem”, destacou o coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio.

Outra dica é estudar pelas provas anteriores, isso porque desde 2017 o Enem utiliza o mesmo banco de questões. Inclusive Cidrônio comenta que, neste ano, a adoção de questões repetidas foi uma das recentes polêmicas do exame.

“A utilização das questões desse banco são de extrema importância, pois são questões pré-testadas e validadas com o intuito de não afetarem o resultado pela Teoria de Resposta ao Item (TRI)”, avalia o coordenador do Vetor.

TRI é a metodologia aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na correção do Enem e leva em consideração o resultado homogêneo.

“A partir deste ano deve haver a inserção de novas questões no banco, já que o Inep informou que não repetiria questões e que todas seriam inéditas, alegando que tem questões suficientes para aplicar nas provas de 2022”, ressalta Albervan.

Ele destaca que mais de um milhão de candidatos se inscreveram no Enem no primeiro dia de inscrição, na última terça-feira (10). “Será uma prova bastante concorrida, então quem estiver melhor preparado e com as melhores estratégias poderá garantir boa pontuação”, comenta Cidrônio.

O lado emocional também deve fazer parte da preparação para as provas do Enem. Praticar esportes e aprender exercícios de respiração podem ser estratégias que ajudarão os candidatos a diminuírem a ansiedade antes e durante o exame.

 ‘

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui