Geizyara Brandão
geizyarabrandao@canaltres.com.br
MANAUS – | A concessionária de energia elétrica Amazonas Energia lidera o ranking de reclamações no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) com mais de 6,5 mil registros de demandas de 02 de janeiro de 2021 a 10 de janeiro de 2022, de acordo com diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.
“É um número acentuado de reclamações que a concessionária de energia tem dentro do órgão que é preocupante, porque a população vem sendo prejudicada, porque não vai reclamar à toa”, enfatizou Jalil Fraxe.
Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, atualmente as reclamações são referentes aos novos medidores. “A empresa não pode chegar direto na residência e efetuar a troca sem que o consumidor acompanhe e muito menos autorize”, ressaltou.
Durante a 23ª reunião itinerante da CPI da Amazonas Energia, coordenada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o diretor-presidente Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem), Márcio Brito, afirmou que 25 mil medidores foram fiscalizados desde 2019 e 1,1 mil somente em janeiro deste ano.
“Encontramos vários aparelhos reprovados por situações diversas, destes, seis aparelhos residenciais distribuídos em bairros distintos da cidade foram identificados com erro na medição, contra o consumidor”, explicou.
Fraxe lembra que no dia 21 de janeiro a justiça determinou a paralisação das instalações dos novos medidores, mas a empresa já tinha feito mais de 11 mil ligações nos bairros Parque 10, Cidade Nova e adjacências.
“A gente já tem uma outra problemática que está encarando aí, que é o consumidor que vem sendo cobrado nesses novos medidores. (…) Seis medidores foram reprovados porque estariam contabilizando a mais do que o consumidor tem realmente de fato consumido de energia. E aí estaria o famoso gato invertido, que, ao invés de o consumidor estar roubando, era a concessionária que estava adicionando o consumo inexistente ao consumidor”, esclareceu o diretor-presidente.
Denúncias
Os consumidores devem efetuar suas reclamações nos canais de atendimento do Procon-AM para solicitar a revisão da fatura e também do Ipem, que é responsável por realizar a perícia para saber se há irregularidades na medição.
O Procon-AM está localizado na Av. André Araújo, 1500 – Aleixo, funcionando de 8h às 14h, e para a revisão da fatura é necessário que o consumidor leve cópia dos documentos pessoais, além de um comprovante de residência da fatura.
“Muita reclamação em rede social acaba se perdendo, porque ela vira no máximo uma estatística de reclamação em rede social, mas não vira efetivamente um benefício ao consumidor, porque o consumidor não tem seu problema solucionado. Então isso é fundamental: levar os documentos para abertura da sua reclamação”, ressaltou Jalil Fraxe.
Outro lado
Durante coletiva realizada nesta segunda-feira (14/02), o diretor-técnico da Amazonas Energia, Rodrigo Moreira, informou que os seis medidores que apresentaram irregularidade não chegam a 10% do total de 1,1 mil fiscalizados pelo Ipem.
“Qualquer consumidor que tiver dúvida sobre a sua medição, ele tem os canais normais de reclamação como o 0800 da distribuidora ou através do Ipem ou através da nossa ouvidoria. A empresa vai programar o serviço, fazer a verificação daquele medidor”, disse o diretor-técnico, ressaltando que a verificação está no rol de serviços da distribuidora.
Conforme Rodrigo Moreira, a empresa tem investido para dar mais acesso ao consumidor em relação aos serviços. “Realizamos a abertura de mais sete lojas, dividindo em distrito de atendimento. Estamos melhorando o 0800, levando mais opções de atendimento nos canais digitais. Hoje temos atendimento pelo WhatsApp que antes não tinha. Dependendo do tipo de serviço tem uma automatização interna mais complexa”, contou.
Há uma demanda diária de 100 medidores para realizar a aferição, de acordo com o diretor-técnico da concessionária. “Temos trabalhado com esse convênio com o Ipem para justamente o Ipem consiga atender a demanda dentro dos prazos regulatórios da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para que a gente consiga dar a resposta para o cliente que faz a reclamação ou para a nossa avaliação de medição o mais rápido possível”, declarou.