ELEIÇÕES 2022: Campanhas dos presidenciáveis nas redes e na televisão vai para o tudo ou nada

Debares, propaganda gratuita na TV e Rádio e redes sociais esquentam o o período pré-eleição. FOTO: Reprodução.

REDAÇÃO

MANAUS – |O mês de agosto traz um momento importante e movimentado com o início efetivo da campanha eleitoral, que autoriza aos candidatos ao uso das redes sociais para divulgação das campanhas e, ainda, a liberação da propaganda eleitoral gratuita nos veículos tradicionais de comunicação (rádio e televisão), desde o último dia 26 de agosto.

A promoção de debates e entrevistas, também neste mês, ajudou a movimentar as candidaturas nas redes sociais. Jair Messias Bolsonaro (PL) teve 223,7 mil e 201,1 mil reações a tweets mais curtidos, nos dias 24 e 28 de agosto, durante entrevista no Jornal Nacional e participação do debate entre presidenciáveis promovidos pela Band, respectivamente.  Lula teve 210 mil e 105 mil reações no dia 25 (entrevista ao JN) e 28, debate da Band.

Em julho, o perfil pessoal de Bolsonaro liderava em interações no Twitter, Facebook, Instagram e TikTok; e o candidato Ciro liderava no YouTube. Após semanas de queda desde a estreia na plataforma, plays no canal de Lula no TikTok disparam e o colocaram na liderança na última semana daquele mês.

É o que mostra o levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV DAPP) que, entre 27 de junho e 24 de julho, identificou mais de 125,3 milhões de interações nos perfis dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante/ainda candidato à época) e Simone Tebet (MDB) no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e TikTok.

No final de agosto, em números de seguidores registrados nas redes dos quatro principais candidatos à presidência em 2022, os perfis ficaram assim:

Bolsonaro – 8,7 milhões no Twitter; 14 milhões no Facebook; 21,1 milhões no Instagram; 3,49 milhões no YouTube; e 28,4 milhões no TikTok.

Lula – 4,1 milhões no Twitter; 5 milhões no Facebook; 6,3 milhões no Instagram; 546 mil no YouTube; e 8 milhões no TikTok.

Ciro – 1,4 milhão no Twitter; 989 mil no Facebook; 1,4 milhão no Instagram; 500 mil no YouTube; e 4,2 milhões no TikTok.

Simone Tebet – 353 mil no Twitter; 175 mil no Facebook; 364 mil no Instagram; 12 mil no YouTube; e 32 mil no TikTok.

O cientista político e pesquisador Victor Piaia, da Escola de Comunicação Mídia e Informação da FGV, comentou, em entrevista à CNN Brasil na semana passada, que as redes sociais cumprem um papel muito importante no ecossistema informativo, mas a televisão e o jornal ainda atingem um público muito grande.

“A melhor forma de entender essa questão é saber a função. As redes sociais ocupam uma função mais distinta. Permitem que os presidenciáveis atinjam públicos mais distintos, direcionem mensagens específicas para nichos ou em tons que eles não usariam em espaços televisivos. E a televisão, por sua vez, tem o papel de atuar para um público muito grande, com a capacidade de atingir uma massa populacional, o que também implica em diferentes estratégias de comunicar”, afirmou.

O especialista destaca que a relação de maior peso e influência nos conteúdos na televisão também se deve ao que ele caracterizou de ‘aprendizado’ com relação às eleições de 2018. “Naquele ano, as redes sociais tiveram um papel muito importante, preponderante e, talvez, as pessoas estejam mais cautelosas, fazendo uma análise hipotética, principalmente ao responder que não se informam apenas pelas redes sociais. O que não significa que elas não sejam influenciadas pelos conteúdos das redes”, comentou Piaia.

Ele também fez referência ao levantamento do Instituto Qauest, publicado em julho, sobre o crescimento da influência das redes sociais, quando as pessoas se informam sobre política (21%), porém registrando o maior percentual para a televisão (47%). Na TV, o líder nas pesquisas até o momento, candidato Lula, tem o tempo de 3 minutos e 28 segundos; o segundo colocado nas pesquisas, Jair Bolsonaro, também fica com o segundo lugar no maior tempo, com 2 minutos e 38 segundos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui