REDAÇÃO
MANAUS – |Faltando 55 dias para as eleições e três dias após o término do prazo para a realização das convenções partidárias, a Justiça Eleitoral já recebeu, de todo o país, 7.594 pedidos de registros de candidatos aos cargos em disputa, no pleito de outubro próximo, uma delas já descartada por renúncia. São sete candidatos à presidência da república, sete a vice-presidente, 48 a governadores de estado, 49 a senadores, 3.001 a deputados federais, 4.220 a deputados estaduais e 115 a deputados distritais. As informações correspondem a esta segunda-feira (8).
Esse número deverá crescer nos próximos dias, isso porque, de acordo com o calendário eleitoral, o último prazo para os partidos requererem o registro de candidaturas a todos os cargos eletivos é 15 de agosto, ou seja, na próxima segunda-feira.
De acordo com o TSE, existem abertas à disputa 1 vaga para presidente, uma para vice-presidente, 20 vagas para governadores de estado, 23 vagas para o Senado Federal, 505 vagas para a Câmara dos Deputados, 1.011 vagas para as assembleias legislativas e 24 vagas para deputados distritais (somente Brasília).
Amazonas – No Amazonas, são oito os candidatos que irão disputar o governo do estado. Wilson Lima concorrerá à reeleição, tendo como vice o ex-secretário da Casa Civil da gestão municipal, Tadeu de Souza, indicado pelo prefeito David Almeida; Amazonino Mendes, que terá como vice o ex-deputado federal Humberto Michilles; Eduardo Braga, que traz como vice a secretária nacional do PT, Anne Moura; Carol Braz, que compõe chapa puro-sangue tendo como vice o engenheiro Cláudio Macho; Ricardo Nicolau, que tem como vice a professora Cristiane Balieiro; além de Israel Tuyuka e a empresária Nair Blair.
O Amazonas também disputa uma vaga no Senado e tem como principais concorrentes Omar Aziz, que disputa a reeleição; Arthur Virgílio Neto, que já foi senador da República por oito anos; o ex-deputado estadual Luiz Castro; e um novato na política, o coronel de reserva Alfredo Menezes, o Coronel Menezes, ex-superintendente da Suframa.