EDUCAÇÃO: Plataforma baseada na história de Anne Frank fornecerá conteúdo gratuito

O Plataforma Brasil é o representante da Casa Anne Frank. FOTO: Divulgação.

BRASIL – | O Instituto Plataforma Brasil (IPB) lançará no dia 13 de junho, em um evento online, uma plataforma educacional do Programa Educativo Anne Frank, o Centro Anne Frank Educação. A plataforma fornecerá conteúdos online e gratuitos para educadores e jovens multiplicadores de conhecimento de todo o Brasil. 

Os materiais disponibilizados na plataforma oferecerão ao educador diversas possibilidades de atividades, que abordam temas relacionados ao preconceito, discriminação, igualdade de direitos, diversidade, democracia e cultura de paz. Tudo isso baseado na história de Anne Frank e no contexto histórico em que ela viveu – durante a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.

Além dos materiais disponíveis para consulta e download, serão oferecidas também, de forma gratuita, em uma área logada, formações para utilização dos materiais educativos, com base em boas práticas e modelos de sucesso desenvolvidos por especialistas e educadores parceiros do IPB a partir de suas experiências com esses materiais.

A plataforma vai oferecer conteúdo de qualidade online e gratuito. FOTO: Divulgação.

“O Centro Anne Frank Educação é a realização de um sonho, pois alcançaremos todos os lugares e pessoas do Brasil com um material de qualidade oferecido pelo Instituto Plataforma Brasil e pela Anne Frank House”, diz a voluntária do projeto, Adriana Terra. Ela explica que os cursos são de qualidade e vão garantir a eficácia das atividades, trazendo o apoio de educadores que já tiveram experiência com o material.

O projeto tem o apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo e prevê alcançar nos próximos três anos cerca de mil educadores, 50 mil alunos e várias estruturas educativas locais governamentais e não governamentais que estarão envolvidos adquirindo conhecimento e renovando a sua consciência sobre a importância de promover a compreensão mútua, democracia, diversidade e dignidade para todos, combatendo a discriminação, o racismo, a exclusão social e a violência, para que as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial nunca se repitam.

O IPB é uma organização da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos, que encoraja jovens a assumirem papéis de protagonismo na transformação das comunidades onde vivem e, eventualmente, do mundo. Sua missão é desencadear movimentos de transformação locais e globais, a partir da criação de oportunidades de transformação individual e coletiva, através da educação, do esporte e da cultura.

Desde 2006, o IPB é o representante oficial da Casa Anne Frank no Brasil e, por meio dessa representação, o instituto promove atividades educativas pontuais em todo o país, e oferece um plano de desenvolvimento continuado – o Programa Educativo Anne Frank – e agora, disponibilizará gratuitamente materiais desenvolvidos pela Anne Frank House, para jovens e educadores de todo o Brasil, na plataforma Centro Anne Frank Educação.

Essa parceria entre o IPB e a Casa Anne Frank já promoveu um total de 1.730 atividades em diversos estados, sendo 175 exposições, 156 palestras, 452 círculos de diálogos e 942 atividades da Rede Jovem Anne Frank. Todas estas atividades envolveram cerca de 768.424 visitantes, 72.535 participantes e 1.512 jovens monitores formados na metodologia de educação de pares.

Inscrições em: https://www.sympla.com.br/evento-online/lancamento-centro-anne-frank-educacao/1596407?lang=PT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui