Ecoturismo e cultura nortista fazem de Manaus um dos melhores destinos do mundo para 2024

Capital amazonense entra para os 50 melhores locais para se viajar no próximo ano, de acordo com a Lonely Planet

Manaus, capital do Amazonas, é a porta de entrada para a maior floresta tropical do mundo. Com mais de 2,2 milhões de habitantes, a cidade é um importante centro econômico e turístico da região norte do Brasil.

A cultura local, o ecoturismo e a gastronomia são os principais atrativos que levam a cidade a figurar entre os 50 melhores destinos turísticos do mundo, na avaliação da turismóloga Emilly Martins Corrêa. Amazonense e moradora da cidade, ela afirma que esses elementos se tornam memoráveis na experiência dos turistas, além de contribuir para o giro na economia local.

“Manaus é uma mistura de aventura, festejos e uma boa comida para todos os momentos. Além da receptividade que damos a todos que chegam aqui, como o ditado mais famoso que temos: “quem come o nosso jaraqui, não quer mais sair daqui”, fazemos com que os turistas jamais esqueçam da nossa cidade e levem consigo uma experiência única”, afirma a turismóloga.

Cartão-postal da Amazônia, Manaus não só cativa pela cultura nortista, mas também pela diversidade de atividades ecoturísticas. Os visitantes têm a oportunidade de explorar a imensidão da floresta através de trilhas, passeios de barco, observação da vida selvagem e experiências imersivas com comunidades indígenas locais.

Neste ano, a capital amazonense entrou para a lista dos 50 melhores destinos do mundo, conforme a Best in Travel 2024, lista elaborada pela revista especializada em turismo e viagens, Lonely Planet.

Na edição, Manaus se destaca como a única representante do Brasil na listagem. O reconhecimento surge em meio às adversidades enfrentadas pela cidade este ano, como os incêndios florestais e a seca de magnitude histórica.

A turismóloga ainda aponta que, apesar dos fenômenos naturais registrados este ano, a entrada da capital na lista da Lonely Planet deve alavancar ainda mais o setor turístico em 2024, além de gerar empregos e melhorias para o desenvolvimento turístico de Manaus.

“Manaus e a Amazônia precisavam desse reconhecimento para dar um “up” na economia e no turismo da região. Como turismóloga, creio que em 2024 teremos um grande giro na economia local, devido à demanda de turistas que devemos receber na cidade após essa inclusão. Isso influencia diretamente o sistema econômico local, já que o turismo tem sido uma das atividades que mais cresceram na última década, principalmente em Manaus, atuando como uma alternativa econômica”, explica.

Emily Martins também alerta para a preservação ambiental e a sustentabilidade integradas à experiência turística. “Precisamos produzir sem agredir a natureza. A sustentabilidade é importante para a preservação da floresta e também para manter a integridade do meio ambiente. É uma forma de cuidar e fazer a manutenção após explorar nossos recursos naturais com o turismo ecológico, por exemplo, principal demanda do setor”.

Para a turismóloga, os atrativos turísticos de Manaus estão interligados à Amazônia, pois esta agrega sua biodiversidade com a cultura nortista.

“A experiência turística dos que visitam Manaus é inteiramente ligada a elementos folclóricos, musicais, religiosos, linguísticos e à nossa culinária. A cultura manauara exibe grande influência das populações indígenas e isso desperta muita curiosidade em turistas, então posso afirmar que quando tudo isso é encontrado num só lugar, a experiência do turista se torna agradável e gera influência para outras pessoas possam viajar até aqui”, ressalta a turismóloga.

Best in Travel 2024

Na publicação da Lonely Planet, os principais destaques são o Teatro Amazonas, a Praia da Lua e o Encontro das Águas, classificados como imperdíveis pontos de visita na cidade.

“Uma colisão poética de espetáculo quente e aventura de ecoturismo te aguarda em Manaus”, avalia o guia.

O guia da está separado por cidades, países, destinos de viagens sustentáveis e locais de melhor custo-benefício. Chile, Patagônia e Equador são outros representantes da América do Sul que também figuram na lista.

Confira a seguir as cidades e países eleitos pela publicação (clique aqui para acessar a íntegra).

Melhores cidades para se visitar em 2024:

Nairóbi, Quênia
Paris, França
Montréal, Canadá
Mostar, Bósnia e Herzegovina
Filadélfia, Estados Unidos
Manaus, Brasil
Jacarta, Indonésia
Praga, República Tcheca
Esmirna, Turquia
Cidade do Kansas, Missouri

Melhores países para se visitar em 2024:

Mongólia
Índia
St. Lucia
México
Marrocos
Chile
Benim
Uzbequistão
Paquistão
Croácia

Ana Patrícia
Ana Patrícia
Jornalista em formação, com experiência em portais e assessoria de imprensa. Apaixonada por ouvir e contar histórias. Pseudo-cinéfila e constante entusiasta de Christopher Nolan e David Fincher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui