Eclipse lunar: fenômeno será visível no Brasil neste sábado (28)

Fenômeno ocorre quando parte da Lua entra na sombra mais escura da Terra, fazendo com que o satélite fique parcialmente escurecido

Neste sábado (28/10), ocorrerá um eclipse lunar parcial, considerado o maior fenômeno desse tipo até 2025. O evento atrai a atenção de muitos curiosos, mas nem todos os brasileiros poderão observá-lo, pois será visível apenas em algumas regiões do país.

O eclipse é um fenômeno astronômico que ocorre quando um corpo celeste bloqueia a luz do outro. Por definição, o eclipse lunar parcial é uma parte da Lua que entra na sombra mais escura da Terra, que faz com que satélite natural apareça parcialmente escurecido.

Na Terra, podemos observar dois tipos de eclipse: o solar, como o que ocorreu no último dia 14, e lunar, que ocorrerá no próximo sábado (28/10).

Diferença entre eclipse solar e lunar

Um eclipse solar ocorre quando a Lua está posicionada entre o Sol e a Terra, impedindo que a luz atinja alguns pontos do nosso planeta. O eclipse do dia 14 foi do tipo anular, que acontece quando o disco solar fica quase todo coberto e escuro, com apenas uma borda fina luminosa à vista, lembrando um anel.

Já os eclipses lunares são aqueles em que a Terra está entre o Sol e a Lua, com esta posicionada na sombra terrestre. Para isso acontecer, é necessário que a Lua esteja em sua fase Cheia.

A sombra da Terra é dividida em duas regiões: umbra, que não recebe nenhuma iluminação do Sol, e penumbra, que é iluminada por uma porção de raios solares. Por conta disso, os eclipses lunares podem ser de três tipos:

  • Eclipse lunar penumbral: Lua passa pela sombra mais clara da Terra, com pouca alteração de seu brilho a olho nu;
  • Eclipse lunar parcial: Parte da Lua alcança a umbra, que é a sombra terrestre mais escura;
  • Eclipse lunar total: Toda a Lua passa pela umbra, onde não há iluminação do Sol.

Apesar do eclipse lunar parcial não ser tão expressivo quanto o total, o fenômeno deste sábado pode ser observado a olho nu. Por outro lado, os locais de visibilidade dependem de onde a Lua vai estar no momento que for coberta pela sombra da Terra.

Segundo informações do portal Time and Date, o eclipse parcial da Lua deste sábado poderá ser visto, pelo menos em parte, na Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico, Antártica.

Onde ver o eclipse lunar?

No Brasil, a maior parte do fenômeno natural será penumbral, o que significa que as alterações na coloração da Lua serão tênues, quase imperceptíveis a olho nu. Por outro lado, alguns locais da Região Nordeste, especialmente as cidades litorâneas, poderão ter uma visão mais nítida do eclipse parcial.

O eclipse lunar tem previsão de início às 15h01 e deve terminar às 19h25, no horário de Brasília. De qualquer modo, o melhor momento para observar o efeito será de noite, independente do local, pois é quando a Lua atinge seu maior pico de luminosidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui