Dia Mundial do Diabetes: endocrinologista alerta para alta incidência e prevenção à doença

Nesta terça-feira (14) é Dia Mundial do Diabetes, doença crônica com alta incidência no Brasil e que leva a uma série de complicações na saúde. Conforme dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o sexto país com mais pessoas com a doença – 15,7 milhões. A estimativa é que, até 2045, alcance 23,2 milhões de adultos brasileiros. No Amazonas, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mais de 100 mil pessoas convivem com a doença.

O médico endocrinologista Ricardo Pithon, professor da Afya Educação Médica, ressalta que o diabetes é uma doença que está relacionada a uma série de complicações na visão e funcionamento dos rins e coração. Por isso, a importância da prevenção.

Ricardo Pithon explica que existem dois tipos principais de diabetes: o 1, em que o indivíduo não produz insulina suficiente devido a uma autoimunidade, e o 2, que é adquirido e está relacionado, principalmente, ao estilo de vida, com alimentação rica em gordura e sedentarismo. “Esse é o tipo de diabetes que pode ser prevenido, basta que as pessoas mudem os hábitos”, frisa.

De acordo com Ricardo Pithon, a prática regular de atividade física e a alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e legumes, sem o consumo de alimentos embutidos e enlatados, são essenciais para a prevenção e controle do diabetes, para aquelas pessoas que já têm o diagnóstico.

O médico alerta que alguns sintomas do diabetes são sede excessiva, aumento de apetite, perda de peso, entre outros. “Importante lembrar que esses sintomas, na maioria das vezes, aparecem quando a glicemia já está muito alta. Por isso, é necessário fazer exames regularmente e tratar precocemente a doença”, recomenda.

Ricardo Pithon ressalta que, em Manaus, a Afya Educação Médica mantém um programa de atendimento gratuito à comunidade na área de Endocrinologia. A ação faz parte das atividades práticas dos cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição. O atendimento acontece, todo mês, na sede da Afya Educação Médica, na avenida André Araújo, 2767, bairro Aleixo. Os interessados podem entrar em contato pelo número (92) 9379-9297, para verificar a disponibilidade de vaga e realizar o agendamento.

“Endocrinologia é uma área com grande demanda e que nem sempre o SUS consegue absorver. A oferta de consultas gratuitas é uma maneira de garantir atendimento de qualidade à comunidade e preparar os médicos estudantes de pós-graduação para tratar os mais diferentes casos”, acrescenta.

Aplicativo – O diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais presente na vida dos brasileiros e representa 90% dos casos de diabetes no País, sendo mais frequente em adultos, segundo o Atlas de Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes. Dados da assistente virtual Vic, vinculada ao aplicativo gratuito para diabetes e manejo de glicemia Glic da Afya, mostram que foram realizados mais de 10 mil cadastros de pacientes com diabetes tipo 2, de agosto a novembro de 2023, com mais de 73 mil medições de glicemia registradas na plataforma, no período.

Quando o paciente é diagnosticado com diabetes tipo 2, o controle da glicemia é um dos principais desafios. Além do acompanhamento médico, soluções tecnológicas podem auxiliar na rotina de cuidados. A plataforma Glic possui uma média de dosagem da hemoglobina glicada (HbA1c) de 6,85%, indicando que os pacientes que utilizam o aplicativo estão conseguindo controlar efetivamente a glicemia – o ideal é ficar em até 7,2% e a média no Brasil é de mais de 9%. O tempo no alvo, quantidade de horas que o paciente ficou com a glicemia controlada em um dia, também possui um bom resultado, de 72,88%.

Com o aplicativo Glic, é possível realizar contagem de carboidratos, acompanhamento de uso de medicamentos, cálculo da dose de insulina, colher os registros diários de glicemia e fazer a conexão com uma equipe médica parceira, permitindo o acompanhamento em tempo real, por meio de um prontuário eletrônico, colaborando em decisões mais assertivas para o tratamento. A plataforma lançou ainda, em agosto de 2023, a assistente virtual Vic, para atendimento gratuito no WhatsApp, voltada para pessoas com diabetes tipo 2 e hipertensão arterial. A versão do chatbot possibilita fazer o registro da glicemia e pressão arterial, e sua principal novidade é a opção “Informação em Saúde”, com orientações sobre diabetes e incentivos para a adoção de hábitos saudáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui