MANAUS – |Uma programação variada estará disponível no circuito de bares em Manaus, para celebrar o Dia do Rock, nesta quarta-feira (13). No repertório das bandas, sucessos de Iron Maiden, André Matos, Cazuza, Barão Vermelho, Nirvana e Pearl Jam, apenas para citar alguns dos artistas que são referência no gênero musical.
A banda Maidens Empire apresentará os principais hits da banda inglesa de Heavy Metal Iron Maiden, em um especial que acontecerá no bar Red Dog, no conjunto Vieiralves. No mesmo dia, também ocorrerá o “Especial André Matos”, com canções que fizeram sucesso na voz do saudoso artista, quando esteve à frente das bandas Angra, Viper e Shaman. A apresentação será conduzida pela banda Ytsejam.
Produções musicais de Beatles, Led Zeppelin, Pink Floyd, Queen, Oasis e Nirvana, grandes nomes do gênero, serão apresentadas no palco do Centbeer, também no Vieiralves, nas apresentações de Geraldo Garcia, Val Moreira e XO e convidados.
O rock autoral amazonense também terá espaço reservado na data. As bandas PolyBius, Hooligans e Fuzzy apresentarão suas principais produções no Condado, no bairro Alvorada.
O tradicional Porão do Alemão, na Ponta Negra, fará duas celebrações importantes neste mesmo dia. Além do Dia Mundial do Rock, será comemorado os 23 anos de fundação do espaço. O super ‘Happy Hour’ da casa terá show do grupo The Britos Band, que apresentará músicas do cantor Cazuza e da banda Barão Vermelho. Já a Critical Age Rock Band fará um especial do Nirvana e Pearl Jam. O especial Queen será feito pela banda Rock Aholics.
O administrador Ênio Vaconcelos, 42, fã do velho e bom rock´n´roll, diz que aproveita a data para matar a saudade de grandes hits que fazem parte da sua vida. “Também gosto de outros estilos musicais, mas o rock faz parte da minha história. Os principais momentos da minha vida foram marcados por músicas do Angra, Led Zeppelin e Pink Floyd. É uma data para matar a saudade, para curtir muito esse ritmo”, destacou.
O rock nasceu na década de 1940, nos Estados Unidos. Chegou ao Brasil já na década de 1950. A guitarra, o estilo rebelde de se vestir, acessórios e muita atitude, são algumas características marcantes do gênero musical.
Em Manaus, os registros apontam que o cenário do rock nasceu em 1960, após uma apresentação de abertura de show, no Teatro Amazonas. O jornalista Joaquim Marinho, junto com alguns amigos de escola, abriu o show de Sergio Murilo, um dos pioneiros do rock no País. Também foi Joaquim quem apresentou o ritmo para os manauaras, com o programa “Chegou a Hora do Rock”, na rádio Baré.