DIA DAS CRIANÇAS: 91% vão comprar presentes para as crianças em Manaus, mas intenção é gastar pouco

Os brinquedos estão no topo da lista de presentes a serem comprados. FOTO: Divulgação.

MANAUS – |As crianças de Manaus já podem comemorar porque o presente do seu dia está garantido. Isso é o que indica um estudo do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresarias do Amazonas (Ifpeam), realizado no período de 22 a 31 de agosto, sobre a intenção de Compra e do Consumidor para a data. De acordo com os resultados, 91% dos entrevistados vão comprar o presente da garotada, mas a intenção é gastar pouco.

O estudo indica que 34% dos consumidores prevê gastar entre R$ 50 a R$ 100; outros 29% esperam gastar de R$ 101,00 a R$ 200,00. Mas, um terço dos consumidores (25%) espera gastar no máximo R$ 50,00. Entre os entrevistados, 5% pretendem gastar R$ 200 a R$ 300 e outros 7% pretendem gastar mais de R$ 300.

O estudo tem por objetivo identificar a intenção de compra por segmento de varejo, intenção de gastos, modalidade de pagamento, escolha do local de compras, entre outros. A pesquisa foi realizada com 326 consumidores.

A partir dos dados apresentados na pesquisa, o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, aponta quais fatores tendem a influenciar o preço dos presentes neste ano.

“Em 2022, o preço das mercadorias foi impactado pela disparada do dólar, pelo encarecimento dos produtos e dos fretes. Paralelo a isso, nós tivemos também a Guerra na Ucrânia, que dificultou o processo produtivo da agropecuária e também impactou nos preços dos produtos ao consumidor. Apesar de todos esses fatores, não podemos desconsiderar que se trata do Dia das Crianças, uma data muito significativa, a terceira sazonalidade mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães”, expõe.

Intenção de compra – Os entrevistados foram indagados se pretendem comprar algo para o Dia das Crianças, 91% responderam que pretendem comprar na sazonalidade, 6% não irão comprar e 3% estão indecisos.

Segmento – A pesquisa destaca a intenção de compra de Brinquedos (26%), Vestuário (22%), Calçados (19%), Eletrônicos e/ou Eletroeletrônicos (10%), Artigos Esportivos (10%), Perfumaria (3%), Celular (3%).

A pesquisa destaca a intenção de compra de Brinquedos (26%), Vestuário (22%), Calçados (19%), Eletrônicos e/ou Eletroeletrônicos (10%), Artigos Esportivos (10%), Perfumaria (3%), Celular (3%).

Local de Compra – Quanto ao local onde os consumidores costumam realizar suas compras, constatou-se que a preferência da maioria dos entrevistados é o Centro da Cidade (51%), seguido dos Shopping Centers (20%), Comércio local (13%), e Supermercados (7%).

Quanto pretendem gastar – Quando indagados em relação a quanto os consumidores pretendem gastar com o presente do Dia das Crianças, constatou-se que 34% esperam gastar entre R$ 51 e R$ 100; seguidos de 29%, que esperam gastar de R$ 101,00 a R$ 200,00. Outros 25% dos entrevistados esperam gastar até R$ 50,00. Entre os entrevistados, 5% pretende gastar R$ 200 a R$ 300 e outros 7% pretendem gastar mais de R$ 300.

Critérios – Os entrevistados levam em consideração na hora da compra as Promoções (23%), o Preço (22%), a Variedade de Produtos (14%), Qualidade dos Produtos (14%), Localização (9%), Segurança (6%), Variedade de Lojas (4%).

Modalidade de pagamento – Nessa pesquisa, observou-se que 33% dos entrevistados utilizam a modalidade cartão de crédito parcelado, seguido do pagamento em dinheiro ou cartão de débito (20%), cartão de crédito à vista (20%) e sistema de pagamentos e transferências instantâneas PIX (17%).

A pesquisa completa pode ser acessada em: https://www.fecomercio-am.org.br/ohs/data/docs/4/Ifpeam-Dia-das-Criancas-2022.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui