A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) divulgou a abertura de um concurso público que disponibilizará vagas para Manaus e outras cidades no interior do estado. O edital tem previsão de lançamento ainda em 2023 e contemplará vagas destinadas aos cargos de assistente técnico (exigindo ensino médio) e analista jurídico (requerendo ensino superior).
As posições estão destinadas tanto para atuação na capital, Manaus, como também no Polo do Madeira, especificamente nas cidades de Humaitá e Apuí.
Informações como o número total de vagas, o prazo para inscrições e a data da prova ainda não foram divulgadas pela Defensoria.
De acordo com o órgão, está prevista a reserva de 20% das vagas existentes para cada Cargo/Especialidade/Polo de Atuação, a fim de atender a pessoas com deficiência. Além disso, há uma reserva adicional de 30% das vagas destinadas a pessoas negras, indígenas e quilombolas.
Provas
O concurso terá duas fases. A primeira será constituída de prova escrita, com questões objetivas e de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda, direcionada apenas para os cargos de analista, constituída de provas discursivas, também de caráter eliminatório e classificatório.
A vigência do concurso será de dois anos contados a partir da publicação oficial no Diário Eletrônico da DPE. O prazo poderá ser prorrogado por mais dois anos. A banca examinadora será a Fundação Carlos Chagas (FCC).