Curso de Design da UFAM realiza 2ª edição do Desfile Conceitual


Com o objetivo de exercitar a criatividade dos alunos do curso de Design, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizará, no dia 01 de novembro, a 2ª edição do ‘Desfile Conceitual’, no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia, às 14h. A proposta do evento é expor o imaginário dos estudantes, possibilitando a experimentação de materiais não convencionais no âmbito da indústria têxtil.

O desfile é fruto do trabalho dos alunos do departamento de Design e Expressão Gráfica – DEG/UFAM, pelas disciplinas de Representação Tridimensional I e Fashion Design. De acordo com a professora Magnólia Grangeiro Quirino, orientadora do projeto, 20 peças desenvolvidas por aproximadamente cinquenta discentes serão apresentadas ao público. 

O evento contará com diversos temas escolhidos pelos próprios estudantes, porém, o foco central será o Design Conceitual (Concept Design), que explora o imaginário sem o comprometimento do processo de fabricação.


Neste semestre, a disciplina incentiva a reflexão sobre os meios produtivos e o uso dos produtos, aliados com a tecnologia vigente e as possibilidades de novas tecnologias.

“O Desfile Conceitual tem a finalidade de exercitar a criatividade dos discentes sem o comprometimento exigido pelo processo fabril, além de possibilitar o emprego de proporções exageradas nos produtos, acima das recomendações antropométricas e do uso confortável”, explica a professora.

Expectativas

Para Magnólia Quirino, docente do curso de Design da UFAM há 16 anos, a 2ª edição do ‘Desfile Conceitual’ vai “apresentar o potencial acadêmico, convergindo com o processo criativo para o enfrentamento profissional no campo do Design na cidade de Manaus”.

A professora afirma que o evento será voltado aos discentes do curso, aos familiares e à comunidade externa da UFAM, já que o desfile será aberto ao público. 

“Para fechamento das disciplinas, eu, juntamente com os discentes, decidimos realizar um desfile com a exposição de produtos que foram criados durante o semestre. Quem for prestigiar os trabalhos pode esperar descontração, criatividade e inspiração nas peças”, disse Magnólia. 


O desfile consiste no resultado da disciplina de Fashion Design, que abordou os temas sobre os estilistas de renome que consolidaram a profissão de Designer de Moda; conhecimento a respeito dos tecidos e materiais; desenho da figura humana para a moda em nível de croqui; Design Conceitual, entre outros. 

Para a Disciplina de Representação Tridimensional, I o foco foram Modelagem, Plano Seriado e Sistema Articulável. No âmbito acadêmico, a Representação Tridimensional I desenvolve técnicas de representação tridimensional básica. Isso ocorre através da aplicação de métodos como corte, dobra, colagem e acabamento superficial grosseiro, buscando a representação volumétrica nas peças. Essa disciplina fornece as bases essenciais para a compreensão e comunicação visual de projetos em três dimensões.

Enquanto isso, a disciplina Fashion Design aborda o universo da moda, incorporando o conhecimento técnico-científico do Design. Essa integração permite a projeções visuais ampliadas em produtos relacionados à moda. Estudantes que se dedicam a essa disciplina adquirem competências valiosas para atuar na indústria da moda, compreendendo as complexidades do design de roupas e acessórios.


As duas disciplinas se destacam por sua importância na formação de profissionais capacitados e criativos e representam pilares fundamentais no curso de Design, preparando os estudantes para explorar novas fronteiras e desafios em suas respectivas carreiras.

“Os resultados apresentados no Desfile são produtos conceituais que não estão aptos para serem usados, porém, são inspirações para novas ideias”, afirma Magnólia Quirino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui