A delegada Débora Mafra, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), explica que são crimes contra a dignidade sexual, tipificados como estupro, violação sexual mediante fraude e assédio sexual e esclarece o que deve ser feito caso seja vítima.
Segundo a delegada responsável pela DECCM centro-sul, esses tipos de delitos atingem principalmente as mulheres, mas deixa claro que, pessoas do sexo masculino também são vítimas de casos como estes.
“Os crimes mais cometidos são estupro, estupro de vulnerável, importunação sexual, o que mais vem tendo registros de ocorrências, além do assédio sexual e a violação sexual mediante fraude, crimes tipificados contra a dignidade e liberdade sexual”, disse a delegada.
Débora Mafra também explica que a maioria dos casos são cometidos por pessoas desconhecidas, mas também há situações em que a vítima conhece o agressor.
“Em ocorrências com autores desconhecidos ou vítimas homens, o BO pode ser registrado na delegacia mais próxima; o mesmo serve para as mulheres, que caso tenham sofrido dentro de uma relação afetiva, porém, a ocorrência será transferida a uma das três DECCMs localizadas nas zonas centro-sul, norte e sul de Manaus”, informou a titular.
No interior, o fato pode ser registrado na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) local; em casos onde a vítima seja menor de idade, já a denúncia especificamente sobre estupro de vulnerável deve ser feita na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), na avenida Via Láctea, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo zona centro-sul.
Denúncias
Caso seja vítima ou presencie um crime contra a dignidade sexual, a denúncia pode ser feita pelo número 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou pelo 180, da Central de Atendimento à Mulher.
A ocorrência também pode ser registrada na Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico: delegaciavirtual.sinesp.gov.br