COVID-19: Amazonas segue em fase verde, mas com média diária quase 200% maior nas primeiras semanas de junho Saúde e Bem-Estar

Aumento de casos alerta para o cumprimento dos esquemas vacinais. FOTO: Divulgação.

DA REDAÇÃO

MANAUS -| A média diária de novos casos de Covid-19, no Amazonas, aumentou quase 200% nos primeiros 14 dias de junho, subindo de 9 para 26. Em Manaus, o crescimento da média foi de 350% no mesmo período, saindo de 4 casos diários, em média, para 18. Os dados de Manaus puxaram a média para cima, mas também houve aumento no interior, de aproximadamente 33%, com a média diária subindo de 6 para 8 casos.  Houve um óbito por Covid-19 no período, registrado no dia 12 de junho.

Os números estão identificados no novo boletim epidemiológico, produzido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

No entanto, os boletins diários apresentados pelos mesmos órgãos informam que apenas nos dois últimos dias após o período analisado foram diagnosticados 127 novos casos de Covid-19, sendo 65 na quarta-feira (15) e 63 na quinta-feira (16). Mais que o dobro das médias apresentadas no último boletim epidemiológico das duas primeiras semanas de junho.

De acordo com o boletim, o aumento da média diária, pode estar relacionado com a entrada de novas variantes do SARS-CoV-2 no estado, como a Ômicron BA.2, identificada em abril deste ano. Ainda assim, os dois órgãos colocam o Amazonas na fase verde de Covid-19, com “risco muito baixo” de transmissibilidade. Mas alertam as prefeituras e a população para a necessidade de vigilância e monitoramento e a continuidade do esquema vacinal.

“A população deve procurar se vacinar, inclusive as pessoas que possuem comorbidade. As prefeituras devem atuar de forma integrada na vacinação” afirma Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP. O diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, acrescenta que as secretarias municipais de saúde devem manter os esforços também para a contínua oferta de exames diagnósticos nas unidades de saúde.

O boletim faz a análise do período – nesse caso, de 1º a 14 de junho – com informações sobre hospitalização, cobertura vacinal e óbitos. Na análise bissemanal, não houve alterações nas hospitalizações.

Vacinação – Ainda de acordo com a FVS, o Amazonas já aplicou 7.226.535 doses até esta quinta-feira (16/06), sendo 3.175.308 de primeira dose, 2.636.663 de segunda dose, 63.117 com dose única, 1.232.075 de 1ª dose de reforço e 119.372 de 2ª dose de reforço.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS
Tags: