CORES DO UNIVERSO: Pesquisador Luiz Renato lança autobiografia em coletânea de poemas

DA REDAÇÃO

MANAUS – | Contar 50 anos de sua história, reunindo poemas que escreveu desde que era apenas um adolescente, com suas reflexões sobre a vida, as relações e o universo, tudo de um ponto de vista científico, foi o desafio assumido pelo professor e pesquisador Luiz Renato de França, um dos 600 cientistas brasileiros de maior reconhecimento no mundo. A ideia já vinha sendo “gestada” há vários anos, mas foi preciso uma pandemia pela frente para fazer o pesquisador-poeta sentar à mesa e colocar as mãos à obra.

O resultado do trabalho de juntar todos os retratos em poemas de sua vida dedicada à ciência, “aberta a todo tipo de conhecimento” e de reflexões conjugadas com pensadores modernos, contemporâneos e clássicos, tendo como principal ponto de observação o universo, é o livro “Cores do Universo – Cinquenta Anos de Poesia”, que será lançado em Manaus, no dia 1º de junho, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, às 19h.

O lançamento em Manaus não é mera coincidência. Luiz Renato, que é pesquisador na área de reprodução animal e professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, foi durante quatro anos – de 2014 a 2018 – diretor do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e, durante o período que residiu em Manaus, fez grandes amigos. O retorno à cidade para o lançamento do livro é “uma conjunção excepcional do universo”.

“O livro reúne poemas que escrevi ao longo de 50 anos e os coloco de forma cronológica. São aproximadamente 100 poemas”, resume França. “Nessa minha jornada, eu escolhi uma trajetória poética-científica, que retrata o que sempre me moveu desde criança, que é a busca pelo conhecimento”, diz o autor, que além de sua área específica de conhecimento, estudou várias línguas (inglês e alemão, entre elas), filosofia, psicologia e, para não dever ao tema, a ciência quântica em autores, como por exemplo, Stephen Hawking.

“O cenário do livro é o cosmo, o universo, as pessoas, suas reflexões existencialistas”, explica. “Eu sou cientista, tenho 200 publicações científicas e a dificuldade é sair dessa área e arranjar um editor e a maior alegria é contar a história da minha vida e poder compartilhar essa trajetória, de uma pessoa simples, do interior”, resume.

Além dos poemas e da Trajetória do Autor, com o resumo de sua história de vida, o livro traz, ainda, comentários como o do professor da UFMG, Rodrigo Ribeiro Resende; do psiquiatra e psicoterapeuta José Raimundo da Silva Lippi; do professor emérito da Universidade de Illinois, Rex A. Hess; do professor e maestro da Orquestra Sinfônica da UEA, Adroaldo Cauduro; do general Theóphilo Gaspar de Oliveira; e do também professor da UFMG, Hugo Pereira Godinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui