MANAUS – Há 12 dias da abertura dos jogos da Copa do Mundo de Futebol, o técnico Tite anunciou nesta segunda-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, os 26 jogadores que vão defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022. A grande surpresa foi a presença do lateral-direito Daniel Alves, que está no Pumas, do México.
O defensor, de 39 anos, tinha ficado fora da convocação para os amistosos contra Gana e Tunísia, os últimos antes da Copa. “O critério do Daniel Alves premia qualidade técnica individual, aspecto físico e mental”, disse Tite.
Outros dois jogadores que também não foram chamados para os jogos contra Gana e Tunísia e estão na lista são os atacantes Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli, ambos do Arsenal.
Tite também confirmou o polêmico jogador Neymar.
As duas decisões, bem como a exclusão de Gabigol, do Flamengo, na lista dos convocados, provocou uma enxurrada de comentários nas redes sociais. Muitas contrárias à convocação de Daniel e de Neymar e não inclusão de Gabigol.
Mas, de outro lado, a convocação de outro flamenguista, Pedro, foi unanimidade entre os cometários. O jogador do Flamengo é uma das grandes promessas e tem se destacado como um jogador decisivo armando ou concluindo jogadas que se convertem em gol.
A base da seleção convocada por Tite é formada por jogadores “estrangeiros” ou seja, brasileiros que jogam em clubes europeus ou de outros países. Exceção são os jogadores Pedro (Flamengo), Everton Ribeiro (Flamengo) e o goleiro Weverton (Palmeiras).
Os convocados pelo treinador vão se apresentar na próxima segunda-feira (14), em Turim, onde a Seleção permanecerá até o dia 19, quando seguirá para o Catar.
A Copa do Mundo 2022 será disputada de 20 de novembro a 18 de dezembro. A Seleção estreará no dia 24, contra a Sérvia. Os outros dois times do Grupo G são Suíça e Camarões.
Confira os convocados:
Goleiros
Alisson – Liverpool
Ederson – Manchester City
Weverton – Palmeiras
Laterais
Danilo – Juventus
Alex Sandro – Juventus
Daniel Alves – Pumas
Alex Telles – Sevilla
Zagueiros
Militão – Real Madrid
Marquinhos – PSG
Thiago Silva – Chelsea
Bremer – Juventus
Meio-campistas
Bruno Guimarães – Newcastle
Casemiro – Manchester United
Fabinho – Liverpool
Fred – Manchester United
Paquetá – West Ham
Everton Ribeiro – Flamengo
Atacantes
Neymar – PSG
Vinicius Júnior – Real Madrid
Antony – Manchester United
Rodrygo – Real Madrid
Raphinha – Barcelona
Richarlison – Tottenham
Pedro – Flamengo
Gabriel Jesus – Arsenal
Gabriel Martinelli – Arsenal