Jacira Oliveira
MANAUS – |Neste domingo (20) começa, oficialmente, a Copa do Mundo Fifa de Futebol. Muito além do sonho de conquistar o Hexacampeonato na arte da bola no pé, o evento mobiliza mais de 214 milhões de torcedores no Brasil, movimenta a economia e traz a esperança de recuperação de empregos e faturamento para os mais variados segmentos.
Entre os mais eufóricos está o de Bares e Restaurantes, que vem com tudo para os últimos 70 dias do ano, com ânimo redobrado pela realização de uma Copa do Mundo fora de época, coladinha com a Black Friday e o Natal. “Vai ser a melhor Copa de todas, um divisor de águas. Para o setor, o ideal seria ter sempre a Copa no final do ano”, reivindica o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo.
Ele prevê um crescimento de 30% a 70% no faturamento dos estabelecimentos, dependendo da criatividade e disposição dos proprietários para oferecer produtos diferenciados aos seus clientes. “Quem abrir só com a televisão para assistir aos jogos já deverá ter crescimento de 30% e aqueles que investirem em decoração, combos e cardápios especiais poderão mais que dobrar esse crescimento”, afirma.
O sentimento e a convicção são compartilhados por Rodrigo Zamperlini, presidente da Abrasel no Amazonas, que tem aproximadamente 300 associados. Ele também prevê um crescimento mínimo de 30% no faturamento dos estabelecimentos de bares e restaurantes.
“Com a chegada da Copa a expectativa é grande, principalmente para os bares, que receberão seus clientes para assistir aos jogos”, afirmou. “Os torcedores vão encontrar estabelecimentos preparados para transmitir os jogos e com vários atrativos que vão desde o cardápio, com petiscos temáticos a drinks criados especialmente para o momento”, destaca Zamperlini. Para o dirigente, à medida que a seleção brasileira avance nas fases do mundial, aumenta também a capacidade de o setor superar a projeção de 30%.
E pode apostar que eles estão se preparando. De acordo com pesquisa nacional realizada pela Abrasel, 59% dos empreendimentos do setor irão exibir os jogos, 47% terão ambientação com tema de copa e 14% pretendem realizar eventos. Apenas 14% não irão promover nada relacionado à Copa do mundo. Com relação às estratégias, 90% criarão cardápios, pratos e petiscos com o tema, 67% farão campanhas com o tema em redes sociais, veículos de comunicação e de e-mail marketing, 40% criarão produtos com preços especiais para atrair clientes e 38% criarão pratos e drinks temáticos.
A torcida pelo Brasil, portanto, vai muito além do orgulho de ostentar mais um campeonato mundial. Envolve também geração de emprego e renda para muitas famílias. “Haverá oferta de emprego em todos os setores de bares e restaurantes, desde a cozinha, até o atendimento”, afirma o presidente, sem explicitar o número provável de contratações.
Otimismo X Realidade – O otimismo mantém acessa a chama da recuperação de um setor que vem de revezes duríssimos durante os últimos três anos de pandemia de Covid-19, que fechou estabelecimentos e obrigou-os a se reinventar para atender uma clientela recluída pelas normas sanitárias. Para agravar ainda mais o quadro, o aumento da inflação dos últimos 36 meses e o endividamento da população, que também obrigou o consumidor a fazer escolhas e a reduzir o consumo de comida fora de casa e aos estabelecimentos a reduzir suas margens de lucro para não perder clientes.
De acordo com pesquisa nacional da Abrasel, esses fatores têm ameaçado a retomada do setor. No Amazonas, 50% dos estabelecimentos não conseguem reajustar preços conforme inflação, 41% só fizeram reajustes para acompanhar a inflação, e 8% conseguiram ajustar acima da média do período. A pesquisa, divulgada na quinta-feira (17) reflete o mês de outubro de 2022.
O endividamento também atingiu o setor. No Amazonas, 79% dos estabelecimentos estão cadastrados no Simples Nacional, 23% estão com pagamento das parcelas em atraso e 40% já aderiram ao Relp, programa de reescalonamento de débitos, de acordo com a pesquisa.
Clima de Copa – Um dos restaurantes que já está no clima de Copa do Mundo é o Marimari – avenida Via Láctea, 825, conjunto Morada do Sol, ao lado do supermercado Pátio Gourmet – e a aposta é alta, principalmente embasada na tradição brasileira de se reunir em grupos para torcer pela seleção. Além da transmissão das partidas, haverá shows musicais e cardápio assinado pela chef Juliana Faingluz. “O Marimari entra na torcida pelo Hexa com uma programação superespecial”, disse.
A programação tem início no dia 24, data da estreia da seleção brasileira no mundial, contra a Sérvia, jogo que ocorrerá às 15h (horário Manaus). Mas o torcedor já pode ir chegando a partir das 11h30 para o esquenta com a banda Official 80, agitando a torcida ao som de muito rock.
No cardápio, a chef Juliana Faingluz aposta na tradicional feijoada. Há também opção para quem adota alimentação vegetariana. Para acompanhar nada melhor do que cerveja gelada. O restaurante Marimari conta com uma seleção de cervejas especiais, além de opções de drinks e vinhos.
Também já está confirmada a programação para os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, quando o Brasil joga contra Suíça e Camarões, respectivamente. Nos dois dias haverá show da banda Official 80 animando o público.