Comunidade da Zona Norte recebe sopa solidária nesta quinta-feira (26)

Nesta quinta-feira (26), às 19h30, aproximadamente 200 moradores em situação de insegurança alimentar, na comunidade Luiz Otávio, bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus, vão receber o Sopão, ação social que reúne amigos e empresas comprometidas com o bem-estar social.

Além de sopa, pão e água, a proposta é também dedicar um tempo de cada um para conversar com os moradores, ouvir suas inquietações e dar um pouco de carinho, trocar experiência.

A ação social batizada de Sopão nasceu da reunião de amigos e se transformou em um projeto envolvendo também algumas empresas. O Grupo Nova Era é um dos parceiros da ação e responsável por transformá-la em um projeto, com tarefas estabelecidas dentro da área de atuação de cada um. 

O Nova Era, por exemplo, fornece todos os insumos necessários à preparação da sopa. “É uma ação que nos proporciona participar de um projeto que atinge de forma positiva a comunidade”, afirma o diretor do Grupo, Luís Araújo.

A coordenadora do RH do Nova Era, Letícia de Paula, que também participa da coordenação geral da ação, conta que tudo começou na enchente deste ano, quando houve vários pontos de alagação e desabrigados, na cidade.

“No começo, foi um grupo de amigos que se mobilizou para levar alimento para essas famílias Depois tomou outra proporção e, a cada ação, conseguimos ampliar o número de pessoas atendidas. Começou com 100 pessoas e já chegamos a 200”, relata.


No papel desempenhado por cada parceiro, outras empresas emprestam sua organização e empenho para que tudo seja realizado com sucesso. Os alimentos são preparados na cozinha do DMN Estaleiro, com a participação de voluntários. “Nós temos uma forma de ver a vida que é a de fazer o bem, contribuir para melhorar o mundo à nossa volta e estamos empenhados nisso”, diz o gerente-geral do estaleiro, Celio Ediel. “O amor pode mudar o mundo e essa mudança vem com atitude”, reafirma.

“As pessoas envolvidas nessa ação participaram de um treinamento específico, chamado Leader Training. Não é a primeira ação que fazemos, começou antes mesmo da parceria”, explica Cintia Lima, parceira do projeto e que trabalha com performance de pessoas e negócios.

“No Leader Training trabalhamos muito com essa visão de construir um projeto de vida, em que a ação social e o voluntariado façam parte do dia a dia”, explica. O Leader Training é responsável por aglutinar as pessoas e fazer a logística da ação, como recolher os insumos utilizados e as embalagens, levar para a cozinha e, depois, distribuir os alimentos na comunidade escolhida.

Em todas as etapas já realizadas as comunidades beneficiadas foram escolhidas entre as mais carentes da cidade. Os coordenadores fazem contanto com lideranças locais e definem para quem serão destinados os alimentos, atendendo aos critérios e eleger os mais necessitados. Até o final do ano, mais uma ação deverá ser realizada, no final de dezembro e a expectativa é que o número de pessoas seja maior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui