Comemoração da padroeira do Amazonas altera funcionamento de comércio e serviços em Manaus

A tradicional Procissão pelas ruas do centro histórico de Manaus terá início às 16h15, seguida da Missa Campal, presidida pelo Arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner.

Por: Olivia de Almeida

Nesta quinta-feira (8) é considerado um feriado no Amazonas, por ser a data da comemoração do Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Manaus e do Estado. Por conta disso, a Arquidiocese de Manaus, por meio da Catedral Metropolitana de Manaus, realizará uma programação especial. Além disso, agências bancárias, comércio e unidades de saúde terão seu funcionamento alterado.

A programação da Arquidiocese inclui as missas que serão celebradas, na Catedral Metropolitana, às 7h, 9h, 10h30 e 12h. Às 15h, ocorrerá o Ofício de Nossa Senhora. A tradicional Procissão pelas ruas do centro histórico de Manaus terá início às 16h15, seguida da Missa Campal, presidida pelo Arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner.

Também faz parte dos festejos a XI Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar organizada pela Cáritas Arquidiocesana, na Praça da Matriz, das 8h às 18h. Ao todo, serão 42 estandes com artesanatos, confecções, comidas típicas, remédios naturais, produtos da agricultura familiar, bazar, sabão ecológico, vassouras de garrafas pets, entre outros.

Rede bancária
Por conta do feriado estadual, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias não irão operar. As contas que vencem nesse dia podem ser pagas no dia útil seguinte, sem acréscimo de multas ou juros. Outra opção é o acesso a canais alternativos para realização de operações bancárias.

“Os meios eletrônicos podem ser uma alternativa prática e extremamente segura para realizar a maior parte das transações financeiras”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos podem ser utilizados para a maior parte das transações – como pagamento de contas, checagem de saldo e extrato, e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento.

Comércio e shoppings
Segundo a Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio do Amazonas), o horário de funcionamento do comércio também sofrerá alterações. Na área central da cidade, os empreendimentos irão operar das 9h às 13h.

Shoppings:
Amazonas – Lojas e praça de alimentação – 10h às 22h;

Manauara – Lojas e praça de alimentação – 10h às 22h;

Manaus Plaza – Lojas – 14h às 20h – Praça de alimentação – 11h às 20h;

Millennium – Lojas e praça de alimentação – 9h às 21h;

Ponta Negra – Lojas e praça de alimentação – 10h às 22h;

São José – Lojas – 10h às 21h – Praça de alimentação – 10h às 22h;

Sumaúma – Lojas e praça de alimentação – 10h às 22h;

ViaNorte – Lojas – 9h às 22h – praça de alimentação – 10h às 22h.

Unidades de Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que todas as 25 unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde na capital funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o feriado de quinta-feira (08) e o ponto facultativo da sexta (09).

Vão funcionar os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além do serviço de emergência psiquiátrica do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).

Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normal. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do Estado.

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis), Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e Policlínicas retornam às atividades na segunda-feira (12). Como as agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana e feriados, não são marcados no Sistema de Regulação (Sisreg) serviços nesses dias, não havendo necessidade de remarcações.

Os hospitais das fundações de saúde – Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – mantêm seus atendimentos de emergência e de internação em plantão 24 horas.

A coleta de sangue no Hemoam funcionará de 7h ao meio-dia durante o feriado de Nossa Senhora da Conceição. Na sexta-feira e no sábado (10), a coleta funcionará normalmente. Os serviços de Urgência estarão abertos aos pacientes durante o feriado.

Cultura
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas informa que no feriado o Teatro Amazonas, o Palacete Provincial, o Museu do Seringal, os Centros Culturais Palácio da Justiça, Rio Negro e Povos da Amazônia terão funcionamento até às 13h. Já a Galeria do Largo seguirá o funcionamento normal, das 15h às 20h.

No dia 9, os espaços culturais do estado estarão fechados para visitação. No entanto, a mudança não afeta a programação do “Mundo Encantado do Natal”, que é realizada de terça-feira a domingo, a partir das 17h, no entorno do Largo de São Sebastião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui