Coletivo Manaus Lixo Zero apresenta em Congresso Nacional iniciativas de sucesso na área educacional

Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em Manaus, Daniel Santos será palestrante em evento da Ufam. Foto: Divulgação.
Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em Manaus, Daniel Santos será palestrante em evento da Ufam. Foto: Divulgação.

Os embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em Manaus, Daniel Santos e Almira Neta, participam como palestrantes, no dia 25 deste mês, do VI Congresso Nacional de Ciências Naturais (CONCINAT). Eles vão falar sobre “Educação Lixo Zero: Colocando em prática a Sustentabilidade”, mostrando iniciativas de sucesso na área educacional, que resultaram em mudança de hábitos nas comunidades envolvidas.

O Congresso é promovido pelo Centro Acadêmico de Ciências Naturais, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento é um dos principais do país no segmento, reunindo estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais de diversos estados para debater questões educacionais, políticas, socioculturais, econômicas e científicas que impactam diretamente na questão da sustentabilidade.

O embaixador do ILZB Daniel Santos, que é biólogo e diretor da Damata Consultoria, ressalta a importância do trabalho em conjunto com a área educacional, em todos os níveis de ensino. Durante a palestra, os embaixadores vão apresentar os princípios do conceito Lixo Zero e exemplos de iniciativas que deram resultado.

Um dos exemplos nesse sentido é a Escola de Ensino Básico Aldo Câmara, de São José/ SC, que foi a primeira escola a conseguir a certificação Lixo Zero. “Vamos apresentar o documentário mostrando como foi esse processo e como a educação foi primordial para que a unidade alcançasse o objetivo final”, explicou.

Daniel destaca que é através da educação que as mudanças de fato acontecem. “A escola é um exemplo de que é possível ter um bairro e até um país Lixo Zero, se houver uma mobilização e trabalho educacional”, destacou.

Ele lembra que Manaus já tem exemplos nesse sentido. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) conseguiu em 2021 a certificação Lixo Zero. Um projeto piloto foi executado no bairro União, com o apoio do Coletivo, para tornar o local o primeiro a adotar 100% o conceito Lixo Zero. “Os resultados alcançados, em poucos dias, foram excelentes, o que demonstra que, com o incentivo certo, a população se envolve”, avaliou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui