CLIMATÉRIO: Atividade física regular contribui para a diminuição dos sintomas na transição e menopausa

As atividades físicas ajudam em qualquer idade, mas no período do climatério, menopausa e pós-menopausa são altamente indicadas. FOTO: Reprodução.

MANAUS – |É por volta dos 40 anos que as mulheres começam a sentir uma série de mudanças no corpo. É o climatério chegando, fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher, que se configura na menopausa, último ciclo menstrual. Esse período é marcado pela queda na produção dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, o que impacta diretamente no bom funcionamento do organismo, causando uma série de incômodos, como ondas de calor, oscilação de humor e indisposição. Além do acompanhamento médico para tratamento, um importante aliado nessa fase é o exercício físico regular.

O profissional de educação física da Fórmula Academia, Hercules Lima, ressalta que esse é um período bastante difícil para a maioria das mulheres. “Na academia ouço muito alunas, com idade a partir dos 40, reclamando das mudanças. Um dia acordam bem e no outro surge uma indisposição, tristeza sem explicação. Tudo isso devido à oscilação dos hormônios”, frisou.

O exercício físico, diz ele, é importante, independente do estágio da vida da mulher. “Quanto mais cedo começar, mais benefícios ela terá ao longo da vida. Porém, nunca é tarde. Se a mulher já chegou na menopausa e não pratica atividade física, a orientação é começar, porque além do ganho para a saúde, redução de sintomas, há também o benefício social. A partir do momento em que passa a interagir, conhecer novas pessoas, fazer amizades, vai também sentindo-se melhor”, destacou.

Hercules Lima acrescenta que a indicação de exercícios precisa ser individualizada e prescrita por um profissional de educação física, considerando histórico e fatores de risco que podem ser agravados na menopausa. Uma mulher que está tendo perda de massa corporal, por exemplo, vai precisar de atividades de musculação.

Ele explica que no climatério e menopausa, devido à queda na produção de estrogênio, é comum as ondas de calor, as variações de humor. Há também uma propensão maior para o surgimento de doenças como diabetes, osteoporose e problemas no coração. Segundo Hércules, há diversos estudos que comprovam que 30 minutos de atividade física diária reduz, por exemplo, o incômodo das ondas de calor, que são comuns nesse período.

Nessa fase, as mulheres tendem a perder massa muscular e acumular gordura abdominal. Praticar atividade física regularmente e manter uma alimentação saudável contribui para prevenir o ganho de peso e o aparecimento de doenças cardiovasculares. O exercício também auxilia na regulação dos sistemas cerebrais, que ficam afetados, causando depressão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui