Nesta terça-feira (19/12), o Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentará o aplicativo “Celular Seguro”, uma ferramenta que agiliza o bloqueio de aparelhos roubados, tornando-os inoperantes. Essa medida busca reduzir significativamente os índices de furtos e roubos de celulares.
De acordo com o Ministério, o objetivo dessa iniciativa é aprimorar a segurança no uso de dispositivos móveis por meio de um cadastro prévio, viabilizando a ativação imediata do bloqueio dos aparelhos mediante a notificação de ocorrências de furto, roubo ou extravio.
“Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou o secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.
O aplicativo realizará a integração com o Cadastro de Estações Móveis Impedidas, mantido pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) e supervisionado pela Secretaria de Segurança Pública. Essa integração ocorrerá também com instituições financeiras e de pagamento autorizadas pelo Banco Central, que são participantes do Serviço Celular Seguro.
O App Celular Seguro para dispositivos móveis estará disponível nas lojas virtuais da App Store e da Play Store.