Brasileiros que estavam em Israel são repatriados em voo da FAB

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nesta sexta-feira (13) em Recife, trazendo 69 brasileiros que estavam em Israel. O voo, parte da Operação Voltando em Paz, foi o terceiro realizado pelo governo federal para retirar brasileiros do país em meio ao conflito entre Israel e o Hamas.

O KC-390 Millenium, que decolou de Tel Aviv na quinta-feira (12), pousou às 6h07 na Base Aérea do Recife. Desse total, cinco pessoas ficarão na capital pernambucana e as demais seguirão para Guarulhos, em São Paulo.

A operação de repatriação foi coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Até o momento, quase 500 brasileiros já retornaram do solo israelense nos três voos organizados pelo governo brasileiro desde o início dos confrontos entre o Hamas, grupo político e militar que controla a Faixa de Gaza, e Israel.

Há ainda outras aeronaves se preparando para repatriar brasileiros. Um avião KC-30 (Airbus A330) já decolou de Roma, na Itália, às 10h18, no horário local (às 5h18, horário de Brasília), com destino a Tel Aviv, capital de Israel e onde fica o Aeroporto Internacional Ben Gurion. 

A FAB também se prepara para fazer a primeira repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Uma aeronave VC-2 (Embraer 190) está pronta, no Aeroporto de Roma aguardando sinal verde das autoridades egípcias para a operação.  

O avião pousará no Egito, já que a expectativa é que os brasileiros saiam pelo posto de fronteira de Rafah, que conecta Gaza com a Península do Sinai, no território egípcio.  

O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, afirmou que pelo menos 22 brasileiros que estão em Gaza e manifestaram desejo de sair. Ele disse ainda que Rafah foi bombardeado três vezes nesta semana.

Matéria publicada originalmente pela Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui