Bom funcionamento do cérebro e memória evita doenças como Alzheimer se atividade física for uma aliada

Diversos estudos mostram as vantagens do exercício físico na prevenção de doenças como o Alzheimer. Foto: Divulgação

MANAUS – AM | A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que as pessoas façam, no mínimo, 150 a 300 minutos de atividade por semana. O coordenador da Fórmula Academia, José Roggero, reforça a recomendação, porque diversos estudos mostram as vantagens do exercício físico na prevenção a doenças como o Alzheimer. A prática regular traz não somente benefícios ao corpo, como para a mente.

José Roggero explica que quando a pessoa pratica exercício, há o aumento da frequência cardíaca e, consequentemente, maior oxigenação do cérebro e o fluxo sanguíneo. Dessa forma, há um estímulo maior em áreas como o cerebelo, responsável pela coordenação motora e hipocampo, que está associado à memória. Isso porque, durante a atividade, são liberados hormônios que evitam a deterioração rápida das fibras nervosas.

Além disso, quando se está realizando atividade física, aumenta-se a produção de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar. “O estresse pode afetar bastante a mente, por isso, o exercício pode ser um momento que traz relaxamento, com liberação de hormônios bons e que promovem uma sensação de prazer”, disse.

De acordo com Roggero, para quem gosta de exercícios intensos, a dica são as aulas de HIT (High Intensity Interval Training) ou treino intervalado de alta intensidade. A modalidade consiste em alternar momentos de exercício de alta potência, em que o organismo trabalha próximo à sua capacidade máxima, com períodos curtos de baixa intensidade. Outros exercícios indicados para esse público são bike indoor e crossfit.

Quem deseja optar por uma atividade menos exaustiva, mas com benefícios reais para saúde, as aulas de alongamento, pilates e caminhada na esteira são excelentes. Se o objetivo é ganhar músculos, modalidades como crossfit, funcional, boxe e musculação são ótimas opções.

Qualquer atividade física, diz o coordenador da academia, será benéfica para a saúde do corpo e da mente. Basta que a pessoa encontre aquela que melhor se adeque ao estilo e o objetivo do aluno.

Na Fórmula Academia, os alunos dispõem de mais de 10 tipos de aulas diferentes. Com isso, a pessoa pode experimentar e encontrar os exercícios que melhor se adapta à sua rotina. Entre as modalidades estão Dance Mix, Indoor Cycle, GAP, Circuito Funcional, Muay Thai, Ballet Fitness, Abdominal, Alongamento, Mat Pilates, Cross Traning, Core Traning, Dance Mix e Fit Dance. Para conhecer mais, basta acessar o Instagram @formulapontanegra.

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