Mais de 280 mil beneficiários do Bolsa Família em Manaus ainda não atualizaram as informações de acompanhamento em saúde neste segundo semestre de 2023. O não cumprimento da exigência pode acarretar na suspensão do benefício.
O alerta é da Prefeitura da cidade, que orienta os beneficiários a procurarem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para realizar o procedimento.
Conforme a gestão municipal, o aviso é direcionado aos responsáveis por crianças de até sete anos de idade e às mulheres de 14 a 44 anos. Os beneficiários precisam buscar o serviço de saúde até o dia 31 de dezembro, data limite para que os atendimentos sejam atualizados.
O acompanhamento em saúde do Bolsa Família deve ser feito duas vezes ao ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo.
De acordo com a prefeitura, esta é uma das condições estabelecidas pelo Ministério da Cidadania para que o benefício seja mantido.
“Essa articulação do Ministério da Cidadania com a área da saúde tem o objetivo fortalecer as ações de prevenção e promoção à saúde para mulheres e crianças. Por isso estamos sinalizando a importância de buscar as unidades. Quando o beneficiário não comparece a uma UBS, recebe uma notificação do Ministério da Cidadania e se ficar por mais de uma vigência sem esse acompanhamento, corre o risco de perder o benefício do Bolsa Família”, informou a chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, nutricionista Lia Ferreira.
O atendimento é acompanhado em duas vigências anuais. A primeira ocorre de janeiro a junho e a segunda, de julho a dezembro.
Na atual vigência de um total de 342.148 usuários a serem acompanhados, apenas 60.498 realizaram os seus acompanhamentos nas unidades da Semsa até o dia 1º deste mês de setembro. Significa que 281.650 beneficiários ainda não atualizaram as informações.
Veja como atualizar os dados
Para que a equipe de saúde possa avaliar o usuário, é necessário que ele apresente os seguintes documentos ao buscar atendimento em uma unidade:
- Documento de identidade com foto (RG, carteira de motorista, etc.)
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Cartão Nacional de Saúde (CNS)
- Cartão da gestante (para mulheres grávidas)
- Caderneta de vacinação
- Outros documentos complementares, conforme o caso (por exemplo, exames, receitas médicas, etc.)
“As crianças de até sete anos têm seu peso e altura analisados, bem como o cartão de vacina, entre outros indicadores do crescimento infantil. Temos 123.461 crianças menores de 7 anos, das quais foram acompanhados somente 10.605”, destacou Lia.
As mulheres de 14 a 44 anos, são encaminhadas para a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero, conforme a necessidade. Os profissionais de saúde também verificam se o cartão vacinal está atualizado e realizam a pesagem, ações que constam do conjunto de cuidados que são condicionantes para o recebimento do benefício.
Os usuários que recebem o Bolsa Família podem fazer a atualização do seu acompanhamento em qualquer unidade de saúde da rede de atenção básica.
A lista com endereços e horários de funcionamento das unidades está disponível no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).