Bairro da União começa a ser preparado para ser o primeiro do Brasil a adotar o conceito Lixo Zero

Secretário Sabá Reis, da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, aceitou o desafio de Roberto Sabatini, do Lixo Zero. Foto: Divulgação

MANAUS – | O bairro da União, na zona centro-sul de Manaus, começará a ser preparado pela Prefeitura para tornar-se o primeiro do Brasil com o conceito Lixo Zero. O processo envolve uma série de medidas e práticas a serem adotadas para o encaminhamento e tratamento correto dos resíduos, com redução do volume de lixo, aproveitamento dos materiais recicláveis e proteção ao meio ambiente.

O pontapé inicial para o projeto foi dado nesta sexta-feira (17), com uma apresentação realizada pelo presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Roberto Sabatini, para as equipes de Educação Ambiental da Prefeitura, servidores das escolas e postos de saúde do bairro, assim como líderes comunitários. A apresentação foi realizada no auditório da Casa Militar Municipal, onde o grupo também assistiu ao documentário lançado nesta semana sobre a primeira escola lixo zero do Brasil.

A ideia de ter em Manaus o primeiro bairro Lixo Zero do país, foi lançada em forma de desafio prontamente aceito pelo secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis. O desafio foi feito pelo presidente do ILZB, em reunião com os secretários Sabá Reis e o de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Stroski. A reunião foi realizada na última quinta-feira (16), também com a presença do embaixador do ILZB em Manaus, o biólogo Daniel Santos, diretor da Damata Consultoria.

Sabatini cumpre agenda em Manaus, onde participa, nesta sexta-feira, da cerimônia de entrega do Prêmio Lixo Zero, que será realizada pela primeira vez na capital amazonense. O evento acontecerá a partir das 18h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Distrito Industrial I, Avenida Silves, 2222 – Crespo). A cerimônia também será transmitida pelo canal www.youtube.com/institutolixozerobrasil. A premiação é uma promoção do ILZB.

Na reunião com Sabá Reis, Sabatini o desafiou a escolher um local para fazer a instalação do primeiro bairro Lixo Zero do Brasil, com total apoio e acompanhamento do ILZB. O projeto será implantado no bairro da União, com a perspectiva de que sirva de modelo a ser expandido futuramente para toda a cidade. “Estamos todos muito animados em ter, aqui no Amazonas, símbolo da preocupação de todo o planeta com a sustentabilidade, um exemplo a ser copiado em todo o país. Manaus é uma cidade que conquistou espaço especial na agenda Lixo Zero, pela forte atuação dos nossos embaixadores aqui, difundindo o conceito e promovendo ações que chamam a atenção da população para o tema, de grande relevância para o meio ambiente”, afirmou.

Daniel Santos, que além de embaixador do ILZB é também representante do Coletivo Manaus Lixo Zero, destacou a importância do projeto que será realizado em parceria com a Prefeitura. “É um marco para a cidade e esperamos que seja só início, expandido as práticas a serem adotadas para os outros bairros também”, afirmou.

O secretário Sabá Reis disse que cresceu no bairro da União e quer ver ali o início da transformação a ser operada na cidade de Manaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui