Autuações de veículos pesados aumentam 86% nos primeiros cinco meses deste ano, informa IMMU

Dados divulgados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) apontam um aumento significativo nas autuações de veículos de grande porte em Manaus. De janeiro a maio deste ano, foram registradas 2.223 infrações, representando um aumento de 86% em relação às 1.198 infrações registradas no ano anterior.

Ao todo, durante os primeiros cinco meses de 2023, foram executadas 219 ações da operação “Carga Pesada” em veículos de grande porte. No mesmo período do ano passado, foram 195 operações. A operação tem como objetivo fiscalizar e estabelecer a segurança viária deste tipo de veículo.

Como reportado pelo Canal Três, apesar das fiscalizações, caminhões e carretas conseguem trafegar livremente nas vias de Manaus fora do horário estipulado por lei municipal, além disso, recentemente, os acidentes causados por este tipo de veículo estão cada vez mais recorrentes na capital.

Para o especialista em trânsito, Rafael Cordeiro, a imprudência dos motoristas combinada à pouca cobertura dos órgãos fiscalizadores, resulta no aumento dos acidentes. O especialista afirma que “quando se objetiva identificar o que ocasionou um sinistro de trânsito, em 90% dos casos a culpa é de falha humana”.

Ele explica que, na maioria dos casos, o excesso de velocidade, uso de celulares e desrespeito às normais de circulação deste tipo de veículo, são as principais causas dos acidentes.

“Em Manaus, pela ausência de equipamentos de fiscalização eletrônica, condutores imprudentes acabam excedendo a velocidade, o que aumenta exponencialmente a ocorrência de sinistros de trânsito e, uma vez ocorrido, as chances de termos vítimas também cresce. Também podemos relatar: reação tardia, falta de reação, uso de álcool/substâncias entorpecentes, sono, fadiga, falha mecânica e outros”.

O especialista também aponta que, estatisticamente, as vias que apresentam os maiores índices de acidentes de trânsito com carretas e caminhões pesados, são: Av Autaz Mirim, Av Cosme Ferreira e Av Torquato Tapajós. Além dos motivos já citados, como a imprudência e a falta de fiscalização mais presente, outra razão para este resultado também é a falta de sinalização correta em determinadas áreas.

“Manaus tem como característica econômica ser industrial, o que pressiona a dependência da circulação destes veículos pelas principais vias de nossa cidade”.

O IMMU, como órgão/entidade responsável, realiza, de forma pontual, operações em conjunto com outras instituições para inibir a prática de maus condutores. Porém, em virtude dos altos números de imprudência somada com o crescimento da frota de veículos, não têm trazido o resultado esperado, ou seja, um trânsito mais seguro e humano, afirma o especialista.

“Além da fiscalização, outra área de vital importância e que pode transformar o comportamento de nossos condutores no médio e longo prazo, são as campanhas de orientação, em que é necessário o investimento contínuo do poder público para a realização de ações mais frequentes”, reforça Rafael Cordeiro.

Em nota enviada ao Canal Três, o IMMU pontua que está realizando fiscalizações rigorosas, sinalização adequada e manutenção das pistas de tráfego, mas reforça que os condutores dos veículos de grande porte precisam respeitar os limites de velocidade e adotar práticas seguras de condução e amarração de cargas.

“O IMMU esclarece que todas as medidas efetivas para prevenir acidentes e melhorar o tráfego da cidade são tomadas pelo órgão público, mas ressalta que também cabe ao motorista e às empresas transportadoras a responsabilidade no cumprimento das medidas de segurança necessárias para o transporte de carga e o respeito ao limite de velocidade nas vias”, diz o órgão.

Ana Patrícia
Ana Patrícia
Jornalista em formação, com experiência em portais e assessoria de imprensa. Apaixonada por ouvir e contar histórias. Pseudo-cinéfila e constante entusiasta de Christopher Nolan e David Fincher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui