Algumas aulas coletivas são tradicionais e não saem de moda nas academias, atraindo sempre novos adeptos. É o caso dos exercícios de bike e step, que misturam ginástica, coreografias e música. Mais do que diversão, essas atividades são excelentes para a saúde, trazendo a melhora do condicionamento físico e dos sistemas cardiovascular e respiratório.
O coordenador da Fórmula Academia, José Roggero, ressalta que o grande diferencial, que faz com que essas aulas estejam entre as mais procuradas é a combinação de exercícios com a animação coletiva, que estimula ainda mais os alunos.
“São aulas que fazem sucesso desde os anos 90 e seguem sendo sucesso”, frisa.
Segundo José Roggero, existem estudos que mostram que melodias agitadas são capazes de fazer com que uma pessoa se exercite mais. A explicação é biológica.
“O som estimula o sistema nervoso, liberando mais adrenalina. A consequência é um aluno mais animado e disposto”, explica.
Outro fator que faz dessas aulas um sucesso é a interação entre as pessoas. Por ser uma atividade coletiva, um aluno estimula o outro. “Normalmente, são amizades que vão além da academia. Os alunos conversam em grupos de mensagens, se encontram fora do ambiente da academia, gerando socialização”, acrescenta.
Outro diferencial dessas aulas é que qualquer pessoa pode praticar, porque a carga de esforço é dosada a partir da capacidade de cada um.
“É perceptível a evolução das pessoas ao longo das aulas. Começam devagar e quanto mais treinados melhor executam o exercício e mais benefícios alcançam”.
A aula de bike ou ciclismo indoor, como é também chamado, simula vários percursos, como subida de ladeiras e pedaladas no plano. Tudo é orientado por um profissional de educação física. Na bicicleta, há um graduador de carga em que cada pessoa controla a intensidade de acordo com sua resistência.
De acordo com José Roggero, o exercício na bike melhora a condição cardiorrespiratória, ajuda na definição muscular dos membros inferiores e na perda de gordura. Em uma aula de 50 minutos é possível perder, dependendo da intensidade da atividade, até 700 calorias.
Na aula de step, o aluno pratica exercício simulando a subida e descida em um banco, junto com movimentos de braços. Há coreografias e intensidade diferente em cada etapa do treino. Assim como o ciclismo indoor, a atividade melhora o sistema cardiorrespiratório, a definição muscular das pernas e contribui para a queima de calorias.