Associação Brasileira de Shoppings aguarda crescimento de 19% em vendas, na Black Friday

Shoppings já iniciaram ‘esquenta’ da Black Friday no início do mês de novembro. Foto: Divulgação

MANAUS – AM | Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com os empreendimentos do segmento no país, estima o crescimento de 19% em vendas, este ano, no período da Black Friday. O levantamento leva em conta o período de 25 a 28 de novembro.

A Associação de Lojistas do Amazonas Shopping (Alasc) também está otimista, porque a cidade, com o avanço da vacinação contra Covid-19, recebeu liberação das autoridades de saúde para realização de promoções nas lojas físicas, em compras presenciais.

O presidente da Alasc, André Gesta, reforça que o otimismo é grande, pois essa será a primeira grande campanha após um período difícil para o comércio, que foi o do pico da pandemia. “Esperamos aumento do fluxo de visitantes, porque no ano passado foi praticamente tudo on-line. Não podíamos divulgar, não podíamos fazer uma série de ações que esse ano, com todo cuidado e seguindo as recomendações, vamos poder fazer”, explicou.

Devido ao aumento de casos de Covid-19 e o risco de transmissão do vírus, nessa mesma época, no ano passado, os shoppings realizaram a campanha de forma on-line, em Manaus. Os consumidores entravam em contato com as lojas por meio de site ou WhatsApp. A medida, conforme decreto do estado do Amazonas, era para evitar aglomerações.

Movimento nas lojas

A pesquisa da Abrasce também considera que a data deverá ser marcada pelo aumento no fluxo de frequentadores dos shoppings. A expectativa dos lojistas é de crescimento em torno de 20%, em relação ao observado em 2020. Essa perspectiva, conforme André Gesta, também é a mesma em Manaus.

“Algumas lojas colocaram promoções o mês inteiro de novembro, oferecendo descontos a partir de 30% até 70%, com mercadorias que, inclusive, acabaram muito rápido. E tem também produtos exclusivos só para a Black Friday, com preços especiais. Acreditamos que no dia mesmo, na sexta-feira (26/11), o movimento será ainda maior nas lojas”, avalia Gesta.

A maioria dos centros de compras já está realizando “esquenta” da Black Friday, com várias promoções durante o mês de novembro. Tradicionalmente, nos dias 26, 27 e 28 é que acontecem as maiores ofertas.

A pesquisa da Abrasce também aponta que os descontos devem seguir a ordem de 40% sob os produtos, podendo chegar a até 70%. Os shoppings esperam, ainda, que as categorias com maior procura, sejam: eletrônicos, eletrodomésticos e vestuário.

Liberação expedida

A autorização para o Black Friday 2021 foi expedida pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Pinto (FVS-RCP). A expansão dos horários de funcionamento foi permitida, desde que sejam adotadas as medidas de prevenção à Covid-19.

Os centros de compras devem garantir o distanciamento social, utilização obrigatória de máscara pelos clientes e trabalhadores e oferta de álcool em gel 70%. No caso de eventos paralelos com permanência de público, deve-se exigir a comprovação do esquema vacinal completo ou com dose única.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui