Amazonas deve seguir tendência e liberar circulação sem máscaras

Em Manaus, flexibilização do uso de máscara deve ser anunciado na próxima semana. Foto Mário Oliveira/Semcom

DA REDAÇÃO

MANAUS – | O Amazonas deverá seguir a tendência de outros estados e municípios e liberar a circulação de pessoas sem o uso da máscara, em áreas externas. Nesta sexta-feira, 11, o Comitê de Enfrentamento da Covid-19, presidido pelo governador Wilson Lima, se reúne para analisar o cenário da pandemia em todo o Estado e decidir se adota a medida ou não. A reunião foi confirmada pela Secretaria de Comunicação (Secom).

Independentemente dessa análise, o prefeito de Manaus, David Almeida, já anunciou que deverá desobrigar o uso das máscaras, após avaliar os resultados pós-carnaval. A data prevista para a liberação é o dia 16 de março. Em coletiva em que anunciou a intenção de flexibilizar o uso do equipamento de proteção individual, Almeida disse que a Prefeitura de Manaus está avaliando esses indicadores.

No caso do governo do Estado, entre os indicadores a serem avaliados pelo comitê, sexta-feira, estão o avanço da vacinação, a diminuição no número de casos registrados, mortes e ocupação de leitos de UTI. Após a avaliação, o procedimento rotineiro é uma nova reunião com os representantes dos órgãos de controle para apresentar as mudanças definidas e ouvir sobre as recomendações.

De acordo com o portal da Fundação de Vigilância da Saúde (FVS) já foram aplicadas mais de 6,4 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, no Amazonas, com cobertura de 72,3% da primeira dose, 80,7% da segunda dose, 58,9% do esquema vacinal completo e 22% da atualização (ou reforço). Há, também, como nos demais estados, tendência de queda nos números de casos, mortes e internações.

Em todo o Brasil, nove capitais já liberaram a circulação de pessoas sem máscaras em locais abertos, entre elas, Rio de Janeiro (RJ), São Luiz (MA), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), São Paulo (SP), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). Outras capitais deverão se pronunciar nos próximos dias.

Em São Paulo, o governo do Estado anunciou, na quarta-feira, 9, a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos. Com 84% da população geral vacinada e mais de 70% das crianças, e queda nas internações em 77% e dos óbitos em 56% no mês, o governo paulista avalia, nos próximos dias, se vai liberar a máscara também para ambientes fechados.

No Paraná, o governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei propondo que os critérios sobre o uso da máscara sejam prerrogativas exclusivas do executivo e também propondo a revogação da lei que torna obrigatório o seu uso. A ideia inicial do governo é permitir a circulação de pessoas sem o equipamento de proteção individual apenas em espaços externos.

Ao menos 20 países já flexibilizaram as medidas restritivas. Dentre eles, os países do Reino Unido – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, cujas medidas se encerrarão no próximo dia 24. Alguns desses países, diante do avanço da vacinação e da redução dos casos, passaram a classificar a Covid-19 como endêmica e não mais como pandêmica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui