Alimentação saudável e economia resgatam a marmita, uma velha conhecida do brasileiro

Nutricionista dá dicas de alimentos saudáveis, receitas práticas para o dia-a-dia e opções para quem quer manter uma dieta equilibrada

0
61

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é um desafio para qualquer pessoa, principalmente quando não é possível fazer as refeições em casa. Com opções rápidas como fast food ou lanches industrializados, é fácil desviar o caminho se a opção for se alimentar na rua.

Além disso, o brasileiro está gastando em média R$ 46,60/dia para comer fora, comprometendo 35% do salário médio, de acordo com pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT).

Esses dois fatores – custos e busca por alimentação saudável – resgataram uma velha conhecida dos brasileiros: a marmita. Levar comida caseira para o trabalho, faculdade, academia tem sido a alternativa para melhorar a saúde física e do bolso. E quando bem planejada e bem elaborada, a estratégia traz resultados bastante favoráveis.

“É possível se alimentar de forma equilibrada e saudável mesmo não podendo comer em casa. Basta um pouco de dedicação e planejamento. O ideal é tirar um tempo, durante a semana, para se organizar, planejar o cardápio e as compras e preparar as refeições”, indica a nutricionista do Pátio Gourmet, Lívia Ribeiro.

Lívia segue ainda indicando que, ao planejar o cardápio, deve-se incluir alimentos de diversas cores para garantir variedade de nutrientes, proteínas magras, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis. “É preciso também estar consciente das quantidades para evitar excessos, priorizar alimentos frescos e fugir dos industrializados ricos em aditivos e sódio”.

Outra dica, para otimizar o tempo, é usar ferramentas como aplicativos de receitas e planejamento. “Explore receitas rápidas que se encaixem na sua rotina”, indica.

A nutricionista reforça que preparar as próprias marmitas dá controle total dos ingredientes utilizados, permite a escolha de ingredientes frescos e de qualidade para uma refeição nutritiva e pode gerar economia. “Invista em ingredientes a granel e promoções”, diz.

Sob encomenda – Quando preparar a marmita em casa não é possível uma alternativa é encomendar. O restaurante Marimari, localizado anexo ao Pátio Gourmet do conjunto Morada do Sol, mantém um serviço de marmitas personalizadas, preparada conforme dieta e necessidade nutricional da pessoa. O cardápio é preparado pela chef Juliana Faingluz. “O cliente entrega a dieta passada pelo nutricionista que o acompanha e nós preparamos os pratos conforme a indicação”, disse.

Além das marmitas, o Pátio Gourmet possui outras opções para quem quer manter a alimentação equilibrada e saudável, como a linha de saladas disponível nas três unidades da rede – avenida Djalma Batista, conjunto Morada do Sol e Adrianópolis – e uma linha exclusiva de massas e molhos artesanais, preparados pela chef Juliana Faingluz, disponível na unidade do conjunto Morada do Sol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui