Acampamento Indígena Terra Livre fica em Brasília até 14 de abril, com pautas de fundo

Movimento é mobilização de várias etnias contra as pautas e projetos de lei que interferem em terras indígenas. FOTO: Divulgação/Apib.

BRASIL –  Até o dia 14 de abril, o 18º Acampamento Indígena Terra Livre, considerado o maior encontro de etnias do país, estará em Brasília, nas proximidades do prédio da Funarte, em mobilização contra a aprovação de projetos de leis que interferem em terras indígenas.  O acampamento teve início no dia 04 de abril, com a participação de indígenas de diversas regiões do país.

O encontro é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que estima a presença de 8 mil indígenas no movimento deste ano. A Apib atua com parceiros como Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiabe), Conselho Terena, Aty Guasu – Assembleia Geral do Povo Kaiowá e Guarani, Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) e Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpin Sudeste).

Entre as principais pautas do movimento estão as medidas anti-indégenas e o pacote de destruição do meio ambiente que tramitam tanto no Congresso Nacional, quanto nos vários âmbitos do Judiciário. Impactos da mineração, do garimpo, do desmatamento e as consequências destes como a violência, conflitos e insatisfação entre os povos indígenas são questões de fundo de fundo. A pauta traz, ainda, outra questão fundamental que é a territorial e o déficit do Estado em relação à demarcação de terras indígenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui